Equipes Bravo e Echo competem na categoria Rescue Junior, que simula operações de resgate de vítimas

Redação Mais – Cinco alunos do Colégio da Polícia Militar da Bahia – unidade Lobato – participam da RoboCup 2025, o maior campeonato de robótica do mundo, que acontece de 15 a 21 de julho, no Centro de Convenções de Salvador, localizado na orla da Boca do Rio, em Salvador.
João Souza, Larissa Marques, Maria Andrade, Robert Silva e Wendel Abreu conquistaram o feito após se classificarem na Competição Brasileira de Robótica (CBR), durante o evento Robótica 2024, realizado em novembro na cidade de Goiânia (GO).
O CPM Lobato é a única escola pública da Bahia a competir nesta edição da Robo Cup, conhecida como a Copa do Mundo da Robótica, que reúne equipes de diversos países. As equipes participantes projetam e programam robôs autônomos capazes de cumprir tarefas inspiradas em desafios da vida real. As categorias incluem desde simulações de tarefas domésticas, como limpeza de ambientes e descarte de resíduos a localização e salvamento de vítimas em áreas simuladas de desastre.

As equipes Bravo e Echo, formadas por estudantes e ex-alunos do CPM Lobato, enfrentam os melhores times do planeta na categoria Rescue Junior, que reúne participantes de até 19 anos e consiste em uma simulação de atuação em resgate de vítimas.
João, da equipe Echo, falou sobre a experiência de participar da competição e já pensa nos próximos desafios: “A gente fica ansioso porque esta é a primeira vez que a gente participa de uma competição de nível mundial, mas é uma experiência única, poder interagir com as equipes de outros países. E também já serve como preparação para o nacional, que queremos disputar no ano que vem no Espírito Santo”.

Os alunos são orientados por Éberlon Rodrigues, professor de Física e coordenador do curso de robótica do CPM Lobato, que falou com orgulho sobre a superação de desafios: “Sabemos que é muito difícil competir nesse nível, mas o fato de estarmos aqui já é uma grande conquista para todos nós”.
Quem também fica orgulhoso com o trabalho dos estudantes é o tenente-coronel Márcio Sousa, diretor militar do CPM Lobato: “é motivo de muito orgulho e de alegria ver nossos alunos participando de uma competição de nível mundial. Além do torneio em si, este momento é também uma oportunidade de interagir com pessoas de várias partes do mundo e que contribui para a formação desses alunos para os desafios que virão em outras etapas da vida”.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Baralho do Crime Bolsonaro Bombeiros Brasil Carnaval CBF Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música NAC Bahia PCBA PMBA Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João trânsito Turismo Uruguai