Intervenção retrata a Rua Chile nos anos 1950, época em que o local era referência de efervescência comercial, social e cultural da cidade

Redação Mais – Primeira rua do Brasil, a histórica Rua Chile ganha nova vida por meio de uma intervenção artística que celebra personagens marcantes do imaginário soteropolitano e reforça os laços entre passado, presente e futuro de Salvador. Idealizada pelo artista visual KMJ Graffiti, em parceria com outros artistas locais, a obra integra uma ação de valorização da memória cultural e visual da capital baiana. Localizada em um dos espaços mais emblemáticos do Centro Histórico, a intervenção retrata a Rua Chile nos anos 1950, época em que o local era referência de efervescência comercial, social e cultural da cidade.
Entre os elementos mais importantes da obra, estão as representações de figuras urbanas que atravessaram décadas no imaginário popular. A mais enigmática delas é a Mulher de Roxo, personagem misteriosa que circulava pelas ruas de Salvador vestida inteiramente de roxo, despertando curiosidade e respeito. Sua figura tornou-se símbolo da cidade, envolta em lendas e suposições, e agora é eternizada no mural como testemunha silenciosa de um tempo que ainda ecoa.
Outro homenageado é o Guarda Pelé, conhecido por sua presença constante nas ruas da cidade. Figura carismática e respeitada, o Guarda Pelé simboliza a vida cotidiana da Salvador de outrora, marcada por personagens que, mesmo sem cargos oficiais de poder, tornaram-se referências da paisagem urbana.
A vice-prefeita e titular da Secretaria de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, comentou sobre a importância da obra: “Mais do que uma homenagem, a iniciativa reafirma Salvador como uma cidade viva, que mantém diálogo constante com sua herança cultural. É um convite à memória, à identidade e à continuidade. Um lembrete de que a cidade é feita de pessoas, de histórias e de símbolos que resistem ao tempo”, afirmou.
Já o diretor de Qualificação e Promoção do Turismo da Secult, Gegê Magalhães, afirmou que a intervenção é um convite para que moradores e visitantes redescubram Salvador a partir da sua própria história: “Ao retratar personagens e espaços que marcaram nossa memória coletiva, reafirmamos a cidade como um destino que valoriza sua identidade cultural, ao mesmo tempo em que se projeta para o futuro. O turismo que queremos construir é esse: vivo, humano e em permanente diálogo com nossas raízes”, destacou.
Com forte apelo visual e simbólico, a obra traz ainda a imagem de uma criança no presente que observa o passado através de uma moldura, sugerindo um olhar contemplativo, mas também esperançoso. O gesto traduz a proposta do projeto: criar um elo entre gerações, convidando o público a reconhecer-se na própria história e a projetar-se nela.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBF CBX Cinema Cultura Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PCD PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João São Paulo trânsito Uruguai