Anuncio

Publicidade

Carreta da Mamografia realiza exames entre os dias 11 e 26 de agosto em São Felipe

Somente mulheres poderão participar do procedimento; ação faz parte do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama

(Foto: Leonardo Rattes / Sesab)

Por Wagner FerreiraUma unidade móvel da Secretaria da Saúde da Bahia (Sesab), que oferece mamografias gratuitas para pessoas com idades entre 45 a 69 anos, estará no município de São Felipe, entre os dias 11 e 26 de agosto. Somente mulheres poderão participar do procedimento.

A ação faz parte do Programa Estadual de Rastreamento do Câncer de Mama e acontece em frente à Igreja Matriz da cidade, das 8h às 12h e das 13h às 17h, mas é necessário realizar um agendamento junto à Prefeitura Municipal, ou por meio de um agente comunitário.

O acesso ao serviço se dá com a apresentação de cópias do RG e CPF.

São previstos 140 atendimentos por dia, sendo 70 pela manhã e 70 à tarde. A ação é uma parceria entre a Sesab e a Prefeitura Municipal de São Felipe.

Para as mulheres com diagnóstico positivo, o tratamento cirúrgico, quimioterápico ou radioterápico será realizado em unidades de alta complexidade em oncologia da rede de atendimento da Sesab.

(Foto: Sesab / Divulgação)

Referência nacional – A Bahia é referência nacional no rastreio, diagnóstico e tratamento do câncer de mama. Nos últimos dez anos, o Estado realizou 3.384.408 exames de mamografia. Somente as 25 novas Policlínicas Regionais implantadas recentemente já realizaram 283 mil exames.

Outra estratégia consolidada no rastreamento do câncer de mama é a estratégia itinerante. Na última década, as unidades móveis da Sesab estiveram nos 417 municípios baianos, tendo realizado cerca de 1 milhão de mamografias bilaterais e 82 mil ultrassonografias.

Estimativas do Instituto Nacional do Câncer (Inca) apontam que, em 2023, o número de novos casos de câncer de mama no Brasil seja de 73.610. Na Bahia, a estimativa é de 4.230. Segundo a secretária da Saúde do Estado, “a principal causa de morte por câncer entre mulheres se dá pelo câncer de mama e o diagnóstico precoce pode levar à cura em 90% dos casos. Além disso, quando o câncer precocemente descoberto, pode-se evitar o procedimento cirúrgico de retirar a mama por completo ou ainda evitar procedimentos complementares como quimioterapia ou radioterapia, aumentando a sobrevida dessas pacientes e reduzindo a morbidade”, ressalta Roberta Santana.

________________________________________________________________________________________________________________

Aviação Bahia Baralho do Crime Bolsonaro Bombeiros Brasil Carnaval CBX Cinema Cultura Câmara dos Deputados Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João trânsito Uruguai

Anuncio

Publicidade