Anuncio

Publicidade

São João no Subúrbio de Salvador movimenta economia local e valoriza tradição

Festa em Paripe garante renda para comerciantes e ambulantes e aproxima moradores de grandes atrações culturais

(Foto: Nti Uirá)

Redação Mais – A programação do São João da Bahia, no bairro de Paripe, em Salvador, tem garantido não apenas entretenimento para os moradores, mas também renda e movimentação econômica para quem vive e trabalha no bairro. Durante os dias de festa, a Praça João Martins se transformou em um espaço de convivência comunitária, com shows gratuitos de artistas de projeção nacional e a presença de diversas barracas e empreendedores locais.

Para o ambulante Agostinho Araújo, de 52 anos, que trabalha vendendo churrasquinho, o São João de Paripe é mais lucrativo do que manter o ponto fixo onde vive, em Vista Alegre: “Quando tem festa aqui, eu fecho meu comércio lá e venho pra cá. Lá fica muito fraco. Em uma noite aqui eu tiro o que faço em um mês lá”, contou o autônomo.

(Foto: Nti Uirá)

Além de movimentar as vendas, a festa garante visibilidade aos novos negócios. Foi o caso do comerciante Sulivan Araújo, 45 anos, dono do recém-inaugurado Buteco do Baiano, localizado próximo à praça: “Eu tenho 15 dias apenas de inaugurado aqui. Estou muito feliz com o fluxo. Graças a Deus é muito trabalho, com muita correria, mas eu estou muito feliz com o resultado”, disse.

Com 40 anos de atuação como ambulante, Ubiraci Oliveira, 59 anos, tem uma barraca de drinks e celebrou mais uma edição do evento no bairro onde mora. “Aqui bate qualquer São João do interior. Tem dinheiro para todo mundo. Restaurante, barraca, ambulante, todos ganham. O dinheiro fica aqui. As atrações são boas, não tem violência, o povo vem para se divertir”, enfatizou.

(Foto: Nti Uirá)

Para os moradores, o acesso facilitado à festa é um alívio no orçamento e uma oportunidade de lazer perto de casa. Daniel Feitosa, 41 anos, trabalha como vigilante e levou a família todos os dias. “Não pude viajar esse ano, mas aqui tem festa perto e dá pra vir pra curtir a noite e ir pra casa. A gente tem que contribuir com o que pode, né? Tem uma barraca ali, já compra um licor, uma cerveja”, pontuou.

A valorização da tradição junina nos bairros é uma estratégia do Governo do Estado, por meio da Superintendência de Fomento ao Turismo da Bahia (Sufotur), para descentralizar os festejos e ampliar o acesso da população à cultura. Em Paripe, a festa segue até esta terça-feira (23), mantendo viva a essência do São João e impulsionando o comércio local.

________________________________________________________________________________________________________________

Aviação Bahia Baralho do Crime Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBF Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música NAC Bahia PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança Senado SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João trânsito Uruguai

Anuncio

Publicidade