Anuncio

Publicidade

Alívio que vem da agulha: acupuntura médica mostra eficácia contra dores nas costas, ombros e joelhos

Estudos de Harvard apontam que acupuntura realizada por médicos treinados reduz em até 48% a intensidade da dor crônica musculoesquelética, superando abordagens convencionais

George Ferreira (Foto: Mahatma Belmonte)

Redação Mais – Dor que irradia pela lombar, rigidez nos ombros e incômodos nos joelhos: males comuns do dia a dia estão encontrando na acupuntura médica um aliado poderoso e respaldado pela ciência. No Brasil, a procura pela acupuntura médica cresceu 35% nos últimos dois anos, conforme levantamento da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura (SMBA). Entre as principais queixas dos pacientes estão dores crônicas na lombar, nos ombros e nos joelhos — sintomas muitas vezes relacionados à postura inadequada, lesões esportivas ou processos degenerativos.

Estudos recentes da Universidade Harvard, publicados em abril de 2025 no Journal of Pain Research, apontam que a acupuntura realizada por médicos treinados reduz em até 48% a intensidade da dor crônica musculoesquelética, superando abordagens convencionais. “Quando o tratamento é feito por um médico capacitado em acupuntura, a avaliação é muito mais criteriosa e o resultado tende a ser mais seguro e eficaz”, afirma o médico acupunturista e anestesiologista George Ferreira.

A eficácia da acupuntura na redução da dor é atribuída a diversos mecanismos biológicos. Durante a aplicação das agulhas em pontos específicos do corpo, há a liberação de neurotransmissores como endorfinas e serotonina, que atuam como analgésicos naturais, bloqueando a percepção da dor. Além disso, a estimulação promovida pela técnica ajuda a regular o sistema nervoso central e periférico, reduzindo inflamações locais e promovendo relaxamento muscular. “A acupuntura é capaz de modular a resposta do sistema nervoso e do sistema imunológico, o que é essencial em casos de dores crônicas”, explica Ferreira. “Ao equilibrar essas funções, conseguimos tanto aliviar a dor imediata quanto atuar na raiz do problema, melhorando a qualidade de vida a longo prazo”, completa.

George Ferreira (Foto: Mahatma Belmonte)

Ainda segundo ele, a prática médica oferece uma integração valiosa, já que além da técnica milenar, o médico compreende toda a complexidade clínica do paciente. “Conseguimos identificar com precisão se aquela dor lombar, por exemplo, tem origem muscular, nervosa ou articular (…). Com o respaldo de exames de imagem e avaliação clínica, conseguimos personalizar o plano terapêutico. Isso torna a acupuntura uma alternativa real de controle da dor, muitas vezes reduzindo a necessidade de medicamentos”, destaca.

Embora a acupuntura possa ser realizada por diferentes profissionais, o conhecimento profundo de um médico sobre a anatomia e a fisiopatologia do corpo humano faz toda a diferença. “Com o respaldo da medicina e da tradição, a acupuntura médica se consolida como uma opção moderna e eficaz para quem busca qualidade de vida e alívio duradouro da dor”, conclui o médico.

Em Salvador e em todo o Brasil, o número de pacientes que recorrem a essa prática terapêutica para retomar atividades do dia a dia, reduzir o uso de medicamentos analgésicos e tratar a dor de forma integral e personalizada é crescente. No ritmo acelerado da vida contemporânea, a busca por soluções mais humanas e científicas para o sofrimento físico faz da acupuntura médica uma escolha cada vez mais atual.

________________________________________________________________________________________________________________

Aviação Bahia Baralho do Crime Bolsonaro Brasil Carnaval CBF Cidade Baixa Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música NAC Bahia PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São Paulo trânsito Uruguai

Anuncio

Publicidade