Anuncio

Publicidade

Procissão ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes abre calendário de festas populares da Bahia

Galeota Gratidão do Povo faz o percurso da Conceição da Praia à Igreja da Boa Viagem dia 1º

Galeota Gratidão do Povo (Foto: Fábio Marconi)

Por Wagner Ferreira O Cortejo ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes e à Nossa Senhora da Conceição da Praia abre o circuito de festas populares da Bahia, entre o último e o primeiro dia do ano. O Mar calmo da Península de Itapagipe, em Salvador, será palco para a Galeota Gratidão do Povo e o Bom Jesus dos Navegantes.

A celebração, iniciada em 1750, é considerada, ao lado da Lavagem do Senhor do Bonfim, uma das mais belas e tradicionais demonstrações da fé católica da Bahia. A festa foi inicialmente instituída pelos capitães todo dia 31. Eles agradeciam pelo ano que se despedia e no dia 1º pediam graças e bênçãos a Bom Jesus dos Navegantes para o novo ano. Dessa forma, um pedido de proteção ao Bom Jesus era feito.

(Foto: Fábio Marconi)

Há mais de 200 anos, inúmeros fiéis participam das homenagens à Nossa Senhora da Boa Viagem e ao Senhor Bom Jesus dos Navegantes. Em 2019, o tema central da festa foi “Na Gratidão do Povo navega o Anjo Bom da Bahia”, uma homenagem à santificação de Santa Dulce dos Pobres. Desde então os devotos têm um motivo a mais para comemorar: a Galeota Gratidão do Povo voltou a participar da procissão marítima, após ser completamente restaurada. A embarcação faz a procissão marítima em Salvador, levando a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes desde 1892.

O evento inclui duas procissões marítimas: a primeira, no dia 31 de dezembro, faz o percurso Largo da Boa Viagem/Basílica da Conceição da Praia; a segunda, no dia 1º de janeiro – uma das mais populares da cidade – conta com centenas de embarcações acompanhando a Galeota Gratidão do Povo, que conduz a imagem de Nosso Senhor dos Navegantes pelas águas da Baía de Todos os Santos.

(Foto: Fábio Marconi)

As homenagens continuam no 1º dia de 2025, quando, às 8h, acontece a Missa na Basílica da Conceição da Praia. Já os devotos que estiverem na Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem participarão das missas às 9h e às 10h.

Praia da Boa Viagem (Foto: Fábio Marconi)

Por volta das 10h, no Comércio, a imagem do Senhor Bom Jesus dos Navegantes é conduzida ao píer da Capitania dos Portos (Marinha), e segue até o Porto da Barra, retornando até o cais do porto e seguindo até a Ponta do Humaitá. Lá, a imagem é desembarcada e segue em procissão terrestre até a Matriz da Paróquia Nossa Senhora da Boa Viagem, onde normalmente fica, até 15h, exposta para veneração pública.

O encerramento dos festejos acontece dia 5 de janeiro, na Igreja da Boa Viagem. Neste dia, a programação conta com a recitação do terço, às 15h30, e missa às 16h. Por volta das 17h, acontece a procissão terrestre com as imagens do Senhor Bom Jesus dos Navegantes, Nossa Senhora da Boa Viagem e Santa Dulce dos Pobres, saindo da Boa Viagem e passando pela Avenida Luiz Tarquínio, Praça Irmã Dulce (Largo de Roma), Rua Henrique Dias, Baixa do Bonfim, Rua da Imperatriz e Largo da Boa Viagem.

Autismo Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Carnaval Cidade Baixa Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Entorpecentes Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música NAC Bahia PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São Paulo trânsito Uruguai

Anuncio

Publicidade