Anuncio

Publicidade

Bahia inicia Campanha de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos 

Ação segue até 31 de agosto, com o Dia D de mobilização estadual marcado para 25 de julho

(Imagem: ComunicarMais)

Redação Mais – Foi iniciada nesta segunda-feira (20) a Campanha de Vacinação Antirrábica para Cães e Gatos 2026. A ação segue até 31 de agosto, com o Dia D de mobilização estadual marcado para 25 de julho.

A vacinação tem como principais objetivos prevenir casos de raiva humana transmitida por cães e gatos e eliminar a circulação das variantes caninas do vírus da raiva, protegendo tanto os animais quanto a população.

Para este ano, a expectativa é imunizar cerca de 3,4 milhões animais em todo o estado, sendo 2,5 milhões cães e 861.500 gatos. A vacinação é gratuita e destinada a cães e gatos a partir de três meses de idade, desde que estejam em boas condições de saúde. Os locais e horários de vacinação serão divulgados pelas Secretarias Municipais de Saúde.

A Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) orienta os tutores a procurarem os postos de vacinação durante o período da campanha e manterem a vacinação dos seus animais em dia. Além de proteger cães e gatos, a imunização representa uma importante medida de saúde pública, contribuindo para a prevenção da raiva humana.

Situação da raiva animal na Bahia 

Até 17 de julho de 2026, o Laboratório Central de Saúde Pública da Bahia (Lacen-BA) diagnosticou 61 casos de raiva animal no estado, distribuídos da seguinte forma: 

* 21 morcegos (dos quais apenas um era hematófago); 

* 13 bovinos; 

* 12 raposas; 

* 11 equinos; 

* 3 cães; 

* 1 gato. 

O último caso de raiva humana no estado da Bahia ocorreu no ano de 2017, na cidade de Paramirim.

________________________________________________________________________________________________________________

Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Drogas Educação Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Folia Futebol Homicídio Itapagipe Itaparica Justiça Lauro de Freitas Lazer Lula Meio Ambiente Mobilidade Moradia mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSP-BA SSPBA STF São João trânsito Turismo Uruguai

Anuncio

Publicidade