Objetivo é gerar dados ambientais qualificados em tempo real para apoiar a gestão pública e ampliar a transparência das informações sobre o meio ambiente

Redação Mais – A Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Sustentabilidade, Resiliência, Bem-estar e Proteção Animal (Secis), firmou cooperação técnica com a Aurassure Brasil para o monitoramento da qualidade do ar durante o Carnaval. Iniciada no último dia 5 de fevereiro, a ação ocorre até a próxima quarta-feira (18), com o objetivo de gerar dados ambientais qualificados em tempo real para apoiar a gestão pública e ampliar a transparência das informações sobre o meio ambiente.
Reconhecido como um dos maiores eventos do mundo, o Carnaval de Salvador reúne milhões de pessoas e amplia as atividades urbanas. Esse cenário torna o período estratégico para avaliação dos impactos ambientais, especialmente relacionados à qualidade do ar.
“Estamos falando de um evento de grande porte, que transforma a dinâmica da cidade. Monitorar a qualidade do ar durante o Carnaval é uma medida estratégica para fortalecer a gestão ambiental baseada em dados e ampliar a transparência com a população”, destaca o secretário municipal de Sustentabilidade, Ivan Euler.
De acordo com o secretário, a parceria com a startup Aurassure representa um avanço no uso da tecnologia e inovação para apoiar políticas públicas sustentáveis na capital baiana.
Monitoramento – Durante o período, dois dispositivos fornecidos pela empresa, instalados em pontos estratégicos, monitoram indicadores como material particulado (PM2.5 e PM10) e gases (TVOC, CO₂, NO₂ e O₃), além de variáveis meteorológicas, como temperatura e umidade relativa do ar.
Os dados coletados serão armazenados e disponibilizados em tempo real no site https://carnavalsustentavel.salvador.ba.gov.br/ , permitindo o acompanhamento público das informações. Ao final da operação, será elaborado um relatório técnico com análise consolidada dos dados, que servirá de base para avaliação dos impactos ambientais e apoio à tomada de decisão da gestão municipal.
“Essa parceria com a Prefeitura tem como objetivo compreender a dinâmica da poluição atmosférica durante as festividades, considerando o intenso fluxo de foliões e as atividades urbanas associadas ao evento. Os dados coletados contribuirão para o fortalecimento de políticas públicas, o planejamento de futuras edições do Carnaval e a promoção de um ambiente mais seguro e saudável para a população e os visitantes” diz Luís Guilherme Fernandes, gerente de programas da Aurassure.
“Além de ampliar o acesso da população a informações ambientais em tempo real, essa cooperação cria uma base sólida para uma parceria institucional voltada à inovação e à sustentabilidade. Salvador avança ao integrar tecnologia, transparência e responsabilidade ambiental em um dos momentos mais importantes do seu calendário”, reforça Ivan Euler.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Folia Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PCD PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSP-BA SSPBA STF Subúrbio Ferroviário trânsito Turismo Uruguai