Anuncio

Publicidade

Alan Sanches, deputado estadual da Bahia, morre aos 58 anos

Durante passagem pela Câmara Municipal de Salvador, político presidiu a Casa entre 2009 e 2010

(Foto: Alba / Divulgação)

Redação Mais – O deputado estadual da Bahia, Alan Sanches, do União Brasil, morreu aos 58 anos, vítima de um infarto, neste sábado (17), em Salvador. O parlamentar chegou a ser socorrido por uma ambulância do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu), mas não resistiu. Ainda não há informações sobre horários do velório e sepultamento.

Médico de formação, Alan Sanches teve uma longa trajetória na política baiana, com passagens pelo Legislativo municipal e estadual.

Atualmente filiado ao União Brasil, Sanches exercia mandato na Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), onde atuava como líder da oposição. Nos bastidores, ele também se articulava para disputar uma vaga na Câmara dos Deputados nas próximas eleições.

A presidente da Alba, Ivana Bastos (PSD), lamentou o falecimento: “A Bahia está de luto. É uma grande perda para a política baiana e brasileira, já que ele se preparava para disputar uma cadeira na Câmara Federal”, disse Ivana, que declarou luto oficial de três dias.

“Hoje meu coração está em silêncio e em dor. Alan sempre foi um companheiro de longas datas, parte da minha caminhada e da minha história. Chegamos juntos ao PSD, dividimos o dia a dia no parlamento sempre com muito carinho, respeito, diálogo e consideração mútua”, lembrou a chefe do Legislativo baiano.

O prefeito de Salvador, Bruno Reis, também lamentou a morte do deputado. Bruno ressaltou a relevância de Alan Sanches para a política baiana e sua trajetória marcada pelo compromisso com a vida pública. “Recebi com profundo pesar a notícia do falecimento do deputado estadual Alan Sanches, um amigo querido e um dos quadros mais qualificados da política baiana. A Bahia perde hoje um homem público dedicado, um médico de reputação inigualável e a sua família perde um homem extraordinário”, afirmou.

Bruno Reis também relembrou que a amizade entre os dois se aprofundou no período em que atuaram juntos na Alba. “Alan e eu fomos colegas na Assembleia Legislativa da Bahia, e sempre compartilhamos reflexões, projetos e pensamentos em comum sobre os caminhos para Salvador e para a Bahia. Sempre foi um parceiro extraordinário de nossa gestão e um amigo de todas as horas. A sua postura séria, seu equilíbrio e sua coragem em defender aquilo que acreditava sempre mereceram meu respeito e minha admiração”, declarou.

Já o ex-prefeito da capital baiana e pré-candidato ao governo da Bahia, ACM Neto, disse lamentar profundamente a morte de Alan Sanches. “É muito difícil até para descrever. Me perdoem até as poucas palavras. É uma dor muito grande no coração. Quando a gente perde um amigo, perde junto um pedaço da própria história. Esses momentos ensinam a gente, da forma mais dura possível, o valor dos laços verdadeiros. E Alan foi isso. Meu grande amigo, fiel, companheiro. Meu carinho e meu abraço apertado aos filhos Duda, Vitor, Léo e Bruna, e a toda a família. Que vocês sintam, todos os dias, o amor que Alan deixou em cada um”, publicou em sua rede social.

Trajetória Política Alan Eduardo Sanches dos Santos, nasceu em Salvador, no dia 13 de janeiro de 1968. Formado em Medicina pela Escola Baiana, especializou-se em Ortopedia. Iniciou a carreira política como vereador de Salvador, eleito para o mandato de 2005 a 2008. Foi reeleito para o período seguinte, de 2009 a 2012, mandato ao qual renunciou. Durante sua passagem pela Câmara Municipal, presidiu a Casa entre 2009 e 2010 e teve atuação destacada em comissões ligadas à educação e à saúde.

Em 2011 foi eleito deputado estadual e estava no terceiro mandato. Na Alba foi vice-líder partidário e líder da oposição, secretário da Mesa Diretora e titular das Comissões de Saúde, de Constituição e Justiça, de Finanças e de Meio Ambiente, dentre outras.

Sua atuação política foi reconhecida pelos jornalistas que cobrem os trabalhos da Alba, ao lhe concederem o troféu Destaque Parlamentar 2012, 2014, 2019, 2021 e 2024 e o Prêmio Rui Barbosa, em 2022.

________________________________________________________________________________________________________________

Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Câmara dos Deputados Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai

Anuncio

Publicidade