Encontro reuniu comentaristas do livro e familiares, parceiros institucionais e lideranças de bairros populares

Redação Mais – A Biblioteca Central dos Barris foi o palco, na quinta-feira (18), do lançamento da publicação “Declaração Universal dos Direitos Humanos – O que dizem as palavras”. A obra é uma construção coletiva do Juspopuli – Escritório de Direitos Humanos, desenvolvida com a colaboração de 62 comentaristas, que emprestaram seus saberes, vivências e histórias para traduzir, de forma acessível, os 30 artigos da Declaração Universal dos Direitos Humanos.
O encontro reuniu comentaristas do livro e familiares, parceiros institucionais e lideranças de bairros populares. A mesa foi composta pela presidente do Juspopuli, Marília Lomanto Veloso, representantes das Secretarias de Justiça e Direitos Humanos, Lilian Rosa, de Assistência e Desenvolvimento Social, Ailton Ferreira, pela deputada federal Lídice da Mata (PSB) e por Lázaro Ferreira que, por muitos anos, atuou como mediador de conflitos no Escritório de Mediação Popular do Juspopuli. “Não queremos substituir o poder judiciário, quando falamos em mediação de conflitos e direitos humanos nosso objetivo é democratizar o entendimento sobre os direitos e torná-los acessíveis, para que todas as pessoas saibam que têm direito a ter direitos”, afirmou Marília durante a abertura da mesa. “A nossa construção não vem só de observar a realidade social, mas de transformar, porque é isso que nós fazemos”, acrescentou.

O momento também foi marcado por homenagens emocionantes a Vera Leonelli, fundadora e Coordenadora Geral do Juspopuli, e a Marília Lomanto Veloso, reconhecendo trajetórias dedicadas à defesa dos direitos humanos.
Também houve a distribuição de exemplares impressos da publicação aos participantes, reforçando o compromisso do Juspopuli com a democratização do acesso ao conhecimento jurídico e aos direitos fundamentais.
A publicação foi viabilizada por meio de parceria com a Secretaria de Justiça e Direitos Humanos do Estado da Bahia, através do Termo de Fomento nº 021/2024, com recursos de Emenda Parlamentar da deputada federal Lídice da Mata.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Câmara dos Deputados Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai