Programação deste ano, que segue até 6 de janeiro, busca unir tradição religiosa, atrações culturais e o fortalecimento do turismo na capital

Redação Mais – Entre cantos, velas e milhares de lâmpadas que cintilavam ao mesmo tempo, a Prefeitura de Salvador deu as boas-vindas ao Natal na noite desta sexta-feira (5), com uma cerimônia especial que marcou a abertura oficial da festa na capital baiana. Na ocasião, foi aberta a Casa do Papai Noel, seguida de uma parada natalina, que partiu da Rua Chile e percorreu o Centro Histórico. No adro da Catedral Basílica, no Terreiro de Jesus, foi celebrada uma missa festiva e, em seguida, as luzes que vão decorar a cidade pelos próximos dias foram acionadas pelo prefeito Bruno Reis.
A programação deste ano, que segue até 6 de janeiro, busca unir tradição religiosa, atrações culturais e o fortalecimento do turismo na capital. Entre as novidades estão a Santa Missa campal conduzida pelo sacerdote paulista Frei Gilson em 25 de dezembro às 19h na Arena O Canto da Cidade, na Boca do Rio, e a apresentação de abertura com o Padre Jaciel às 15h. No dia 26, às 17h, no mesmo palco, o cantor Roberto Carlos fará um show especial com entrada gratuita.

Durante a abertura, o prefeito Bruno Reis comentou sobre a ampliação da programação do Natal Salvador e o fortalecimento do evento como estratégia para movimentar o Centro Histórico e atrair visitantes. Segundo ele, esta edição é a maior da história da cidade, com mais atrações, novos pontos iluminados e uma decoração que percorre diferentes áreas da capital.
O gestor municipal explicou, ainda, que o circuito natalino tem início na Praça do Campo Grande, atravessa toda a Avenida Sete e chega ao Centro Histórico. “É um momento especial para celebrarmos a chegada do Nosso Senhor Jesus Cristo, mas também para proporcionar ao cidadão soteropolitano um Natal especial e, ao mesmo tempo, estimular a economia desta região. Foi uma decisão acertadíssima transferir o Natal de Salvador para o Centro Histórico, que já é um dos patrimônios arquitetônicos mais bonitos do mundo. Com essa iluminação especial, nossa cidade fica ainda mais bonita”, disse.

O cônego José Abel Carvalho Pinheiro, que presidiu a celebração, falou sobre o significado espiritual do período natalino e a importância das tradições religiosas na primeira capital do Brasil. Ele comentou, ainda, o trabalho realizado pela Diretoria de Serviços de Iluminação Pública (Dsip) da Prefeitura e afirmou que as luzes instaladas no Centro Histórico representam mais do que decoração.
“A beleza deste espaço, as luzes, a presença de tantas famílias, de tantas crianças… tudo isso é sinal de que o nosso povo tem sede de esperança. Mas o Natal não é apenas um espetáculo externo; é, antes de tudo, um movimento interior do Espírito. É Deus que se aproxima, Deus que visita, Deus que se faz criança para tocar o nosso coração. A verdadeira luz não está nos ornamentos que vemos, mas no Cristo que nasce dentro de nós, transformando a vida, curando feridas e reacendendo sonhos”, afirmou o líder religioso.

Casa do Papai Noel – Durante a abertura, o Centro Histórico ficou repleto de adultos e crianças ansiosos para conferirem de perto a iluminação natalina deste ano. Da Rua Chile ao Pelourinho, famílias registravam a decoração e os ambientes iluminados. Para as crianças, o grande destaque foi a Casa do Papai Noel que, mesmo antes de abrir, já contava com uma fila extensa de visitantes. O espaço, situado na Faculdade de Medicina, funcionará diariamente das 17h às 22h até 25 de dezembro.
A vice-prefeita e secretária municipal de Cultura e Turismo (Secult), Ana Paula Matos, lembrou que, no ano passado, o circuito natalino do Centro Histórico recebeu 1,7 milhão de visitantes, e que, este ano, a expectativa é ainda maior, porque Salvador já se consolidou como um destino turístico de Natal.

“Temos uma celebração identitária, com a cara do soteropolitano, que se distancia da estética nórdica e reafirma nossa cultura, mas mantém viva a essência do nascimento de Cristo de forma democrática e acolhedora. Esse diferencial desperta o interesse de pessoas de todo o mundo, e a tendência é que, a cada edição, recebamos mais turistas para celebrar conosco”, afirmou.
O diretor de Iluminação, Ângelo Magalhães, contou que cada detalhe foi pensado com cuidado. “Entregamos um projeto que garante mobilidade, segurança, acessibilidade, diversão e muita luz. Isso tudo é fruto de um esforço contínuo, que busca referências em feiras, acompanha tendências internacionais e, ao mesmo tempo, preserva a identidade e a cultura do nosso povo. Hoje, Salvador ilumina o Brasil, e ilumina a alma de quem vive e visita a nossa cidade”, contou.

Programação – O Centro Histórico receberá o desfile Corte Soteropolitana do Menino Jesus no corredor de som e luz instalado na Rua Chile, que conta com quase 400 metros e mais de 25 milhões de microlâmpadas sincronizadas com músicas natalinas. O desfile reunirá quatro carros alegóricos e cerca de 800 participantes, combinando elementos cristãos à identidade cultural da cidade. As apresentações ocorrerão nos dias 5, 13, 14, 19, 20 e 21 de dezembro.
Já o Terreiro de Jesus receberá peças instagramáveis, show de lasers, iluminação especial da Catedral Basílica e da Igreja de São Domingos e ainda a Casa do Papai Noel e o Carrossel Mágico. O Largo do Cruzeiro de São Francisco abrigará o presépio oficial, e a Praça Thomé de Souza receberá uma vila de artesanato, além de palco e cenografia especial.

As sacadas dos prédios históricos do Pelourinho serão palco de apresentações de corais e grupos infantis entre 7 e 13 de dezembro, sempre às 18h30. Na Praça Municipal, o Palco Anunciação exibirá coros e orquestras às 17h de 5 a 25 de dezembro. O Palco Esperança reunirá corais das escolas municipais nos dias 9, 10, 11, 12, 15 e 16, sempre às 17h.
As vilas natalinas da Praça da Sé e do Largo do Santo Antônio Além do Carmo terão coretos decorados, quermesses e arenas infantis com oficinas e contação de histórias. No foyer da Prefeitura será montado um espaço destinado a um baile infantil voltado a crianças atendidas por instituições sociais, reforçando o caráter inclusivo e afetivo da festa.

A árvore de Natal de 18 metros instalada no Terreiro de Jesus contará novamente com a tecnologia Twinkly, sistema de LED inteligente de última geração. As avenidas Oceânica, Suburbana, Vasco da Gama, Garibaldi, Centenário e ACM receberam iluminação cênica e decoração especial, conectando os corredores mais movimentados da cidade ao clima festivo.
A programação religiosa inclui missas campais no Terreiro de Jesus, no Largo do Pelourinho e no Largo do Santo Antônio Além do Carmo. O evento contará também com iniciativas paralelas como a rota gastronômica Minha Ceia, o concurso de vitrines e o circuito de presépios montados por moradores e comerciantes do Centro Histórico.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai