Espetáculo para adultos integra a celebração dos 20 anos do grupo e os 40 anos do Circo Picolino, nesta sexta (5), com entrada gratuita

Redação Mais – O grupo Nariz de Cogumelo segue com as ações comemorativas dos seus 20 anos de trajetória com mais uma programação especial. Na próxima sexta-feira (05), às 19h30, o público está convidado a assistir ao irreverente “Cabaré Show de Calouros”, no Circo Picolino, em edição que integra também as comemorações dos 40 anos do Picolino. A entrada é gratuita, com classificação para maiores de 18 anos.
O espetáculo apresenta um formato inspirado nos tradicionais shows de calouros dos anos 80, combinando palhaçaria, circo e humor ácido. A cada edição, o Nariz de Cogumelo convida um elenco diferente de artistas para compor a noite, que mistura improviso, variedades e sátiras. A estrutura é simples e infalível para provocar gargalhadas: uma bancada de jurados inusitados, uma apresentadora ao estilo dos programas de auditório, uma assistente de palco animadíssima, uma banda surpreendente e cinco números concorrendo ao emblemático “Troféu Abacaxi”.

Criado para o público adulto, o espetáculo também possui versões especiais protagonizadas apenas por mulheres, o “Show de Calouras”, reafirmando o compromisso do grupo com a comicidade feminina e com a presença de mulheres na palhaçaria e no circo contemporâneo. A montagem se tornou um dos formatos mais populares do Nariz de Cogumelo, circulando em Salvador, sempre com grande recepção do público. Essa apresentação terá recursos de acessibilidade com audiodescrição e libras.
A apresentação integra a programação do projeto “Se Vira nos 20!”, que marca duas décadas de história do grupo, reconhecido por sua atuação contínua na arte de rua, na palhaçaria feminina e na formação artística em diversas regiões da Bahia. A agenda comemorativa segue ao longo de 2026, com circulação de espetáculos, oficinas, ações formativas e uma mostra final.
Este projeto foi contemplado nos Editais da Política Nacional Aldir Blanc Bahia e tem apoio financeiro do Governo do Estado da Bahia, por meio da Secretaria de Cultura do Estado via PNAB, direcionada pelo Ministério da Cultura – Governo Federal. @secultba @pnab.bahia .

SERVIÇO:
O quê: Cabaré Show de Calouros – Nariz de Cogumelo
Quando: 05 de dezembro (sexta-feira)
Horário: 19h30
Local: Circo Picolino – Salvador
Classificação: 18 anos
Ingresso: Gratuito
Ação integrante do projeto Se Vira nos 20! – celebração dos 20 anos do grupo
——————-
SOBRE: O Grupo Nariz de Cogumelo nasceu em novembro de 2006 com o intuito de pesquisar a arte da palhaçaria. No início de 2008, o grupo decidiu aventurar-se no campo da arte de rua, levando para praças públicas números tradicionais de palhaçaria e circo. Com o aprendizado na técnica e a recepção do público, o Nariz de Cogumelo passou a desenvolver releituras particulares de cenas clássicas e números próprios, que resultaram em cinco espetáculos para rua e três para Cabarés. Hoje, o grupo é composto por três palhaças e dois músicos e consolida-se como uma das referências na palhaçaria em Salvador. O Nariz de Cogumelo apresentou em festivais de circo e teatro na Bahia, Pernambuco, Rio de Janeiro, São Paulo, Argentina (2013), Portugal (2016) e Chile (2024) e já foi contemplado com cinco prêmios Funarte, sete editais da Secretaria de Cultura do Estado da Bahia, dois editais da Fundação Gregório de Mattos (Prefeitura de Salvador) e um edital do Ministério da Cultura.
SOBRE: Laíli é palhaça e professora de teatro, é Mestra em Artes Cênicas, Licenciada em Teatro e Doutora em Educação pela Ufba. Dá aulas para crianças e adolescentes desde 2008 e já ministrou mais de trinta oficinas de palhaço para públicos diversos em espaços culturais, escolas e festivais.
SOBRE: Larissa é palhaça, mídias sociais e produtora cultural, graduada em Comunicação Social. Desenvolve projetos voltados para a arte da rua e palhaçaria feminina, além de ações formativas sobre Comicidade Feminina, Técnicas e Jogos de Humor, Arte de Rua e Produção Cultural.
SOBRE: Luíza é palhaça, artista de rua, educadora e pesquisadora das artes. Atua como palhaça há 18 anos na Bahia articulando formação e difusão. É Mestra em Dança e Licenciada em Teatro pela Ufba, além de possuir o Curso Profissional Técnico em Dança pela Funceb.
SOBRE: Diogo é bacharel em instrumento (percussão) pela Ufba. Atua no meio musical como professor de instrumento e musicalização infantil e músico instrumentista, realizando shows e oficinas, em festivais na Holanda, Espanha, Portugal, Argentina, Quênia e Canadá.
SOBRE: Pedro é regente e educador musical, é pós-graduado em Regência Coral, licenciado em Música e bacharel em Regência Orquestral pela Ufba. É regente do coral da Fundação Pierre Verger e do Coral Experimental em cursos livres da Escola de Música da Ufba.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai