Anuncio

Publicidade

Pedro Archanjo representa a Bahia e sua Bienal do Recôncavo em Encontro Nacional de Políticas para as Artes Visuais

Promovido pela Funarte e Bienal de São Paulo, encontro terá foco na construção coletiva de um documento, com apontamentos concretos que fortaleçam as políticas públicas no campo das artes visuais

Por Albenísio Fonseca Sob negociações avançadas com a Petrobras para a retomada da Bienal do Recôncavo, Pedro Archanjo participa, a convite, nesses dias 5 e 6 de dezembro, do Encontro Nacional de Políticas para as Artes Visuais, promovido pela Fundação Nacional de Artes – Funarte, em parceria com a Fundação Bienal de São Paulo, no Pavilhão da Bienal de São Paulo.

Ex-diretor geral do MAB-Museu de Arte da Bahia, segundo Archanjo, “este Encontro é um marco no diálogo sobre o futuro das artes no Brasil e tem como objetivo central a articulação e o debate entre agentes artísticos das artes visuais, em toda a sua diversidade”.

— Reconhecemos que a riqueza da nossa produção cultural está diretamente ligada à pluralidade de nossas vozes, e é com esse espírito que foi convidado, conforme justificativa dos organizadores do evento, “para contribuir com este momento fundamental”.

O debate será subsidiado pelo texto-base da Política Nacional das Artes (PNA), que estabelece as premissas para assegurar o pleno exercício dos direitos culturais a todas as pessoas, e por iniciativas trazidas ao Encontro pelos participantes.

Partindo da metodologia de grupos de trabalho, o encontro terá como foco a construção coletiva de um documento, com apontamentos concretos que fortaleçam as políticas públicas para o campo das artes visuais, a ser entregue formalmente à Funarte.

Além de contribuir diretamente para as ações da Fundação, esse documento será encaminhado ao Ministério da Cultura, no contexto de construção das diretrizes para as políticas públicas voltadas para diferentes setores da cultura no Brasil, com avanços na consolidação dos Sistemas Setoriais de Cultura.

A propósito da Bienal do Recôncavo e de iniciativas sobre outras bienais regionais, os organizadores do Encontro ressaltam o interesse em “contar com sua experiência e trajetória para juntos fortalecermos as redes criativas e produtivas das artes visuais brasileiras”.

PROGRAMAÇÃO

DIA 5
15h30min às 17h – Credenciamento
17h30min – Abertura Institucional

DIA 6
9h às 12h – Grupos de Trabalho Temáticos
12h às 1h30 – Intervalo
13h30 às 16:30h – Continuação dos Grupos de Trabalho Temáticos
16h30 às 18h30min – Encontro final para consolidação do documento e encerramento

TEMAS DOS GRUPOS DE TRABALHO

GT1 – Criação Contemporânea e Diversidade de Linguagens e Suportes

GT2 – Arte ancestral, diáspora africana e contemporaneidade: território e circulação global

GT3 – Os lugares da arte pública

GT4 – Memória e estratégias de preservação e difusão

GT 5 – Profissionalização e Mercado: a profissão artística

GT 6 – Práticas sustentáveis: da criação à circulação

Vale ressaltar que as inscrições foram encerradas devido ao preenchimento de todas as vagas disponíveis.

________________________________________________________________________________________________________________

Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai

Anuncio

Publicidade