Partidos do Centrão, que mantêm ministros no governo Lula, como PSD e MDB, deram um apoio significativo ao projeto

Por Wagner Ferreira – A aprovação do PL Antifacção, na Câmara dos Deputados, terça-feira (18) contou com a rejeição integral da bancada do Partido dos Trabalhadores (PT), que defendeu o texto original da proposta. Dos 65 parlamentares petistas que participaram da votação, todos votaram contra.
A oposição, capitaneada pelo Partido Liberal (PL), aprovou o projeto pelo placar de 370 a 110. O PL Antifacção cria uma legislação específica para crimes cometidos por facções, milícias e grupos paramilitares. O texto reorganiza dispositivos atualmente fragmentados em várias leis e propõe mudanças amplas no sistema penal, como penas mais altas, progressão mais rígida e novas regras para confisco de bens e julgamento de homicídios ligados ao crime organizado.
A dificuldade do governo em aglutinar votos de outros partidos foi perceptível até mesmo em partidos mais à esquerda como o PSB, por exemplo. A legenda se dividiu com 8 votos contrários e 7 votos favoráveis. Já no PDT, foram 16 votos a favor do projeto de Derrite e apenas um contrário, contrariando o posicionamento do governo.
Já os partidos do Centrão, que mantêm ministros no governo Lula, como PSD e MDB, deram um apoio significativo ao projeto. No MDB, foram 37 votos favoráveis ao PL Antifacção e apenas um contrário. O PSD foi unânime no apoio ao texto relatado pelo deputado Guilherme Derrite, com 42 votos favoráveis.
O mesmo aconteceu com os outros partidos do bloco, como PP (que deu 47 votos favoráveis e apenas um contrário) e Republicanos (39 votos favoráveis e 1 contrário) e União Brasil (54 votos favoráveis e também apenas um contrário).
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBF CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai