Montagem em circulação nacional une teatro, música e aprendizado para ensinar às crianças sobre educação financeira e empreendedorismo

Redação Mais – Em circulação nacional por 8 cidades e 6 estados, o espetáculo infantil “De Onde Vem o Dinheiro?” (@deondevemodinheiro) chega a Salvador nos dias 21 e 22 de novembro (sexta e sábado), com sessões gratuitas às 15h, no Cineteatro 2 de julho, Irdeb – R. Pedro Gama, 413 E – Federação.
Com dramaturgia de Renata Mizrahi e direção de Leandro Mariz, a montagem transforma a imaginação dos pequenos em um espaço fértil para aprender sobre o valor do dinheiro, a importância do planejamento e o poder dos sonhos.
Os ingressos podem ser retirados no sympla.
Na história, conhecemos Tina e Antônio, dois melhores amigos de oito anos que vivem separados por muitos quilômetros, mas unidos pela amizade e pela vontade de se reencontrar. Quando Tina descobre que a viagem para visitar o amigo custa dinheiro, ela embarca em uma divertida jornada de aprendizado com a ajuda de sua mãe, que transforma a sala de casa em um “game da vida real”.
Surge, então, a Rainha Dim-Dim, que propõe desafios cheios de música, perguntas e descobertas sobre poupar, planejar e realizar sonhos. Assim, o que parece uma brincadeira vira aprendizado e o aprendizado, uma conquista.
“De Onde Vem o Dinheiro?” é um espetáculo que ensina sem ser didático, diverte sem subestimar a inteligência da criança e faz do teatro um espaço vivo para aprender sobre economia, amizade, família e respeito. O elenco conta com Aurélio Lima, Inês Munhoz e Titzi Oliveira. A trilha sonora original é assinada por Carlos Careqa, e a concepção cenográfica e os figurinos são de Paula De Paoli.

A dramaturga Renata Mizrahi conta que ao escrever o texto buscou equilibrar fantasia e realidade para criar uma história próxima do cotidiano das crianças. “Como autora, tenho a preocupação de fazer uma história alcançar crianças e seus pais. Através de um micro universo, falamos de um tema universal e necessário. Afinal, qual a família que não quer dar consciência financeira aos seus filhos de uma forma lúdica, teatral e musical?”
Já o diretor Leandro Mariz destacou que conduzir o espetáculo foi uma forma de unir arte e educação de maneira acessível e envolvente. “Acredito na força do lúdico como ferramenta de aprendizado, especialmente quando falamos com crianças. Nunca devemos subestimar a inteligência delas — pelo contrário, quero convidá-las a refletir, de forma divertida, sobre temas que parecem complexos, como economia, consumo consciente e sustentabilidade”.
O espetáculo é apresentado pelo Ministério da Cultura, com patrocínio da Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet). A realização é do Instituto Arte e Cultura Para Todos, com produção da WB Produções, de Bruna Dornellas e Wesley Telles, responsáveis por grandes espetáculos como Misery, de Stephen King, e Três Mulheres Altas, de Edward Albee.
Serviço:
Espetáculo musical infantil: De Onde Vem o Dinheiro?
21 e 22 de novembro (sexta e sábado), às 15h
Cineteatro 2 de julho, Irdeb – R. Pedro Gama, 413 E – Federação, Salvador – BA
Ingressos: Gratuito – Retirada no Sympla
Classificação: Livre
Duração: 60 minutos
Acessibilidade: Intérprete de Libras, Programa em Braile e Acessibilidade para Pessoas com Mobilidade Reduzida
Patrocínio Nubank, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura (Lei Rouanet)
Acompanhe em: @deondevemodinheiro
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBF CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai