Anuncio

Publicidade

Presidente da Alba se reúne com embaixador da Coreia do Sul

Ivana Bastos afirmou que Legislativo vai apoiar iniciativas para simplificar a instalação de empreendimentos coreanos na Bahia

Presidente da Alba afirmou que Legislativo vai apoiar iniciativas para simplificar a instalação de empreendimentos coreanos na Bahia (Foto: AscomALBA/AgênciaALBA)

Redação Mais – Terras raras, Carnaval de Salvador e energias renováveis foram os principais temas do encontro entre a presidente da Assembleia Legislativa da Bahia (Alba), deputada Ivana Bastos (PSD), e o embaixador da Coreia do Sul no Brasil, Choi Yeonghan, na tarde desta quarta-feira (29). O diplomata está na Bahia com o objetivo de ampliar as relações institucionais e expandir as áreas de atuação das empresas sul-coreanas no Brasil.

“A Bahia é muito receptiva e tem várias áreas para investimentos, estamos de braços abertos!”, disse Ivana Bastos, citando os potenciais para investimentos nas áreas de mineração, energia eólica e solar. A presidente antecipou que o Legislativo vai apoiar todas as iniciativas que visem simplificar o processo de instalação de empreendimentos da Coreia do Sul em cidades baianas. O embaixador disse que está colhendo o máximo de informações para passar para o governo e aos empresários sul-coreanos.

O Brasil tem relações bilaterais há 66 anos com a Coreia do Sul, que é o nosso quarto maior parceiro comercial na Ásia e o 12º global. No encontro, conversaram sobre perspectivas de ampliação do comércio, iniciativas em ciência e tecnologia, e parcerias em energias renováveis. A Bahia e a Coreia do Sul já mantêm uma cooperação entre a Bahiafarma e a Samsung Bioepis, envolvendo transferência de tecnologia para a produção de medicamentos biológicos de alta complexidade.

Terça-feira passada o embaixador e sua comitiva, formada pelo conselheiro Jihoon Kim, o adido Comercial Sung Ho Kong e o especialista econômico Rafael Kim, foi recebida pelo vice-governador Geraldo Júnior. Na audiência, foram discutidas a ampliação de parcerias entre setores produtivos da Bahia e empresas coreanas no campo da mobilidade, biotecnologia e cosméticos. Mais de 200 empresas sul-coreanas atuam no Brasil, com grande concentração no Rio de Janeiro e São Paulo. Por isso os coreanos estão procurando expandir a área de atuação.

O embaixador Yeonghan demonstrou interesse na visita de uma missão da Bahia à Coreia do Sul, para uma apresentação detalhada sobre o potencial do estado e a presidente Ivana adiantou que a Alba quer participar da delegação e que vai recomendar à União Nacional dos Legisladores e Legislativos Estaduais (Unale), entidade que presidiu, de manter laços com o país asiático. “Temos intercâmbio com Legislativos do Japão, Taiwan e vários países. Vou agendar com a presidência da Unale uma visita à embaixada do seu país”, disse Ivana.

Estudantes baianas – E a relação Bahia-Coreia do Sul foi ampliada com a seleção, pela embaixada, das estudantes baianas Layne, 24 anos, social media de Salvador, e Giulia, 29 anos, psicóloga de Barreiras, para participar do programa Férias e Trabalho, um intercâmbio permite que jovens de 18 a 30 anos vivam e trabalhem naquele país por até um ano. “As duas estudantes demonstraram grande conhecimento da cultura sul-coreana”, elogiou o embaixador.

A vice-presidente da Alba, deputada Fátima Nunes, também participou da audiência e a presidente Ivana Bastos fez questão de destacar para o embaixador Yeonghan que duas mulheres comandam o Legislativo baiano. “Agradeço à presidente Ivana o convite para participar desse encontro e reforço as palavras dela sobre a Bahia estar de braços abertos para receber investimentos e obter mais conhecimentos sobre a cultura do seu país”, disse Fátima, ao tomar conhecimento de que um grupo de K-Pop, gênero musical coreano muito conhecido pela juventude brasileira, pode vir à Bahia para o carnaval.

________________________________________________________________________________________________________________

Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Câmara dos Deputados Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai

Anuncio

Publicidade