Crescimento é impulsionado pela força cultural e simbólica do Salvador Capital Afro, que transformou novembro — Mês da Consciência Negra — em um dos períodos mais vibrantes e representativos do calendário turístico da cidade

Redação Mais – Salvador segue fortalecendo sua posição como destino internacional em novembro, mês marcado pelo Movimento Salvador Capital Afro. A estimativa é que cerca de 47,2 mil turistas estrangeiros desembarquem na capital baiana em novembro deste ano — um aumento de quase 70% em relação a 2023, quando foram contabilizados 28,1 mil visitantes internacionais. No ano passado, o número já havia saltado para 44,9 mil, confirmando a curva ascendente do turismo estrangeiro na cidade.
O crescimento é impulsionado pela força cultural e simbólica do Salvador Capital Afro, que transformou novembro — Mês da Consciência Negra — em um dos períodos mais vibrantes e representativos do calendário turístico da cidade. Com programação intensa em todos os bairros e linguagens, o movimento vem atraindo visitantes da América do Sul, Europa e Estados Unidos, com destaque para turistas da Argentina, Chile, França, Espanha e Portugal, além de um público crescente vindo dos Estados Unidos e Reino Unido.
“O Salvador Capital Afro vem se consolidando como um movimento de valorização da nossa identidade e também de fortalecimento do turismo. A cada ano, cresce o número de visitantes que vêm viver essa experiência única de cultura, ancestralidade e pertencimento. Salvador se afirma como destino afro do Brasil e do mundo”, destaca Ana Paula Matos, vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo.

Além da intensa agenda cultural, os dados indicam que Salvador vem conseguindo manter o fluxo turístico em alta também fora da tradicional temporada de verão. A ocupação hoteleira, o aumento de voos internacionais e a ampla divulgação da cidade em mercados estratégicos reforçam a expectativa de que o mês de novembro siga se consolidando como um dos principais períodos do calendário turístico da capital baiana.
“A expectativa para 2025 é ainda mais positiva. Temos uma base sólida construída com planejamento, parcerias e investimento em promoção cultural e turística. Esse trabalho integrado é o que garante resultados consistentes e o crescimento contínuo que estamos vendo. Salvador está preparada para receber ainda mais visitantes e oferecer uma experiência inesquecível”, acrescenta a secretária Ana Paula Matos.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBF CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai