Imagens representam a força e a união de indígenas, negros e mestiços que lutaram pela verdadeira Independência do Brasil

Redação Mais – Sob o calor de centenas de baianos e ao som do Hino Nacional, as imagens do Caboclo e da Cabocla chegaram ao Largo do Campo Grande, no fim da tarde desta quinta-feira (2), dia em que Salvador se tornou, simbolicamente, a capital do país. As imagens representam a força e a união de indígenas, negros e mestiços que lutaram pela verdadeira Independência do Brasil. O governador Jerônimo Rodrigues acompanhou as celebrações desde cedo, na Lapinha, e encerrou as atividades depositando flores no Monumento ao 2 de Julho.
“É uma data muito simbólica para a gente, do Brasil inteiro. Esse conjunto de homenagens começou no dia 25, em Cachoeira, e hoje estamos fazendo esse ato cívico e de reconhecimento”, declarou o governador.

O escolhido para conduzir o fogo simbólico até a pira foi o atleta Antônio Lorenzo Pereira, de 73 anos. Conhecido como “Trem de Ferro”, o cachoeirano que corre desde os 13 anos chegou emocionado ao Largo.
As comemorações também tocaram as diferentes gerações que acompanhavam o cortejo. A assistente social Maria Celeste, de 40 anos, nascida em Itaparica, ressaltou a satisfação de vivenciar o momento: “Para mim é um orgulho estar aqui representando, porque sou filha da ilha, nascida e criada, neta de marisqueira e neta de pescador.”

A jovem Lise Maria Sousa, de 13 anos, que participou pela primeira vez, também se encantou com a festa: “Estou achando maravilhoso. O que eu mais gostei foram os caboclos Tupinambás, que são de lá da Ilha de Itaparica, onde eu sou criada. Já fui caboquinha também e amei muito participar”.
Para Selma Carneiro, professora que levou a sobrinha Lise, a data é um momento pedagógico e de resistência. ‘Sou professora, todo ano venho para o 2 de Julho. Tinha que dar essa aula viva, vivenciar essa aula de cidadania, de ancestralidade e de força do povo brasileiro”.
________________________________________________________________________________________________________________
Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Drogas Educação Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Folia Futebol Homicídio Itapagipe Itaparica Justiça Lauro de Freitas Lazer Lula Meio Ambiente Mobilidade Moradia mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSP-BA SSPBA STF São João trânsito Turismo Uruguai