Desempenho é reflexo das políticas públicas de fomento no setor náutico e a crescente atratividade da Baía de Todos-os-Santos para investimentos

Redação Mais – A Economia do Mar em Salvador consolidou-se, em 2025, como um dos motores mais vibrantes do desenvolvimento econômico da capital baiana. Segundo dados consolidados pela Prefeitura de Salvador, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda (Semdec), o setor registrou crescimento de 6% no número de empregos formais em relação a 2024. O desempenho reflete a eficácia das políticas públicas de fomento ao setor náutico e a crescente atratividade da Baía de Todos-os-Santos para investimentos.
O crescimento foi impulsionado, sobretudo, por três segmentos estratégicos: manutenção e reparação de embarcações; obras portuárias, marítimas e fluviais; e atividades auxiliares dos transportes aquaviários. “A expansão dessas áreas demonstra que Salvador não apenas atrai turistas, mas também está construindo uma infraestrutura robusta para atender à demanda técnica e logística do setor náutico, tanto nacional quanto internacional”, afirmou a diretora da Semdec, Luciana Buck.

Tour das Ilhas – Como exemplo prático dessa vitalidade, Salvador prepara-se para o Tour das Ilhas 2026, que ocorrerá entre os dias 23 e 25 de janeiro. O evento, que percorre mais de 400 quilômetros de navegação, partindo de Salvador com destino a Barra Grande, exemplifica como o entretenimento náutico movimenta uma cadeia extensa — desde o setor de combustíveis e a manutenção de motos aquáticas até a hotelaria e a gastronomia locais.
Com foco na sustentabilidade, o Tour das Ilhas já é considerado um marco no calendário de eventos que promovem a geração imediata de renda na capital baiana, ao integrar os participantes e valorizar as belezas naturais. O evento reunirá participantes de diversos estados do país, como Bahia, São Paulo, Distrito Federal, Pernambuco, Rio de Janeiro, Goiás, Sergipe e Santa Catarina.
Além do Tour das Ilhas, Salvador recebe, ao longo de todo o ano, eventos náuticos que impulsionam o mercado e o turismo do setor, como a Regata da Primavera, o Boat Show, o Barco Show e o Fórum Náutico Internacional.
“Salvador tem um potencial gigantesco, comparável ao de outros balneários e roteiros náuticos internacionais, como Nice e Mônaco, na França. Temos a Praia de Ponta de Nossa Senhora de Guadalupe, na Ilha dos Frades, eleita a mais linda do mundo pelo ranking da CIF Playas. A Prefeitura de Salvador está investindo e reestruturando esse setor, que tem potencial para gerar milhares de empregos e ampliar a renda do soteropolitano nos próximos anos. Nossa baía de águas calmas tem tudo para impulsionar ainda mais a economia local”, destacou a gestora.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PCD PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSP-BA SSPBA STF São João trânsito Turismo Uruguai