Espaço foi batizado em homenagem ao renomado carnavalesco, diretor teatral, ator e produtor cultural Nivaldo “Duzinho” Nery, figura fundamental da cena cultural da cidade, falecido em 2021

Redação Mais – A cidade de Lauro de Freitas deu início oficial à sua temporada de verão e ao aquecimento para o Carnaval na noite desta sexta-feira (16), com a abertura oficial da primeira edição da Mica Lauro. Em meio a um clima de euforia e grande expectativa do público, o evento, realizado pela Prefeitura de Lauro de Freitas, simbolizou não apenas a largada dos festejos de momo no município, mas também a valorização da identidade cultural local, marcada pela inauguração do Circuito Duzinho Nery. O espaço foi batizado em homenagem ao renomado carnavalesco, diretor teatral, ator e produtor cultural Nivaldo “Duzinho” Nery, figura fundamental da cena cultural da cidade, falecido em 2021.
A cerimônia de abertura contou com a presença da prefeita Débora Regis; do vice-prefeito e secretário municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (Seculje), Mateus Reis; e do secretário estadual de Cultura (Secult), Bruno Monteiro; além de outras autoridades e uma plateia entusiasmada.

Em seu discurso, a prefeita Débora Regis conectou o evento ao legado de Duzinho Nery e aos fazedores de cultura locais. “Queremos ser referência em receptividade, segurança e organização de festas populares na Bahia e no Brasil. Sem os fazedores de cultura, este evento não seria possível. Por isso, quero agradecer à família de Duzinho Nery por nos permitir fazer essa homenagem a uma pessoa tão importante”, declarou. “Enquanto eu for prefeita, quero manter vivo o legado de um dos criadores da Paixão de Cristo na nossa cidade”, frisou.
A primeira edição do evento, também rendeu homenagens a outros nomes fundamentais da cultura local, como Mestre Sérgio e Professor Gildásio Freitas, reconhecidos durante a solenidade e os familiares de Duzinho Nery que foram homenageados.

O secretário estadual Bruno Monteiro destacou o caráter inédito da Mica Lauro como a abertura oficial dos festejos carnavalescos no estado. “Este é um momento de frisar a alegria do povo baiano”, afirmou, reforçando o apoio do Governo do Estado à iniciativa.
Já o vice-prefeito Mateus Reis enfatizou o aspecto de gestão responsável por trás do evento. “Estamos fazendo bom uso do recurso público para gerar movimento para a cidade, fomentar a cultura, os pequenos empreendimentos e apoiar a cultura local”, disse, referindo-se ao investimento e aos apoios mobilizados.
Com o circuito oficialmente aberto, a festa seguiu com uma maratona de atrações. Na primeira noite do Circuito Duzinho Nery, o público pode curtir os shows de Felipe Escandurras, AMOR.com, Belito, Parangolé, Bloco Afro Bankoma, Theuzinho, Banda Transacor e o cantor Tony Sales.
A Mica Lauro 2026 promete movimentar Lauro de Freitas nos próximos dias, consolidando-se como um novo marco no calendário de festas populares da Bahia, com o objetivo de equilibrar a animação dos grandes eventos com o respeito e a valorização da história cultural da cidade.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Câmara dos Deputados Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai