Anuncio

Publicidade

Bahia ganha voo do Panamá e amplia conexão aérea com as Américas

Ligação amplia conectividade aérea do estado e facilitar o acesso de turistas das Américas Central e do Norte a destinos baianos

(Foto: Matheus Landim/GOVBA)

Redação Mais – A Bahia ganha novo reforço na malha aérea internacional. Na quarta-feira (7), a Copa Airlines oficializou o retorno de suas operações na capital baiana, com o voo direto do Panamá, na América Central. A ligação amplia a conectividade aérea do estado e facilitar o acesso de turistas das Américas Central e do Norte, beneficiando o fluxo crescente de estrangeiros que visitam destinos baianos.

Presente na recepção dos passageiros do voo inaugural na quinta-feira (8), no aeroporto internacional de Salvador, o governador Jerônimo Rodrigues destacou que a retomada marca novas oportunidades de negócios. “Retomamos aqui um fluxo importante, que é o Panamá. Consegue levar e trazer as pessoas para diversos outros países, então é o turismo se fortalecendo, não só o turismo do Carnaval, da cultura, mas também o turismo de negócio. Um conjunto de valores que nós temos e a Bahia se destaca nisso”, pontuou.

(Foto: Matheus Landim/GOVBA)

A vice-prefeita e secretária de Cultura e Turismo de Salvador, Ana Paula Matos, afirmou que o avanço dialoga com o momento que a cidade vive como destino internacional: “A retomada desses voos é um marco importante para a nossa cidade e é resultado de um trabalho consistente da Prefeitura, construído com planejamento, articulação internacional e diálogo permanente com o trade turístico. Esse processo começou quando estivemos no Panamá para abrir canais de diálogo, apresentar Salvador ao mercado internacional e construir as pontes necessárias que viabilizaram essa conexão.”, disse.

“Essa nova rota não só amplia o acesso da nossa cidade a mais de 80 destinos, incluindo mercados centrais para o turismo e negócios, como também fortalece nossa projeção internacional e o nosso papel como polo cultural e econômico ligado às diásporas africanas. Nossa gestão assumiu o compromisso de conectar Salvador com o mundo, fortalecendo nossa posição como destino estratégico nas Américas. Estamos ampliando oportunidades para o turismo, impulsionando a economia e reafirmando uma gestão que trabalha para uma cidade cada vez mais conectada, preparada e aberta ao futuro”, completou Ana Paula Matos.

O voo de saída de Salvador (CM753) operará às segundas, terças, quintas e sábados, partindo às 01h25 da manhã e chegando ao Panamá às 06h40. Segundo a companhia aérea, a escolha do horário é estratégica, pois a chegada ao hub da Copa Airlines coincide com a saída das conexões matinais para destinos no Caribe e nos Estados Unidos.

Já o voo de retorno, da Cidade do Panamá para Salvador (CM752), ocorrerá às segundas, quartas, sextas e domingos, decolando às 15h58 do Aeroporto de Tocumen e aterrisando na capital baiana às 00h25 do dia seguinte. A Copa Airlines é hoje uma das maiores companhias aéreas do continente especializando-se em conectar as Américas, e Salvador será o único destino no Nordeste. “É com imensa alegria que anunciamos a reativação da nossa rota em Salvador. Sabemos o quanto essa conexão direta com o Panamá traz praticidade e economia de tempo para a população da Bahia, encurtando distâncias e facilitando o acesso a mais de 80 destinos nas Américas. Estamos prontos para receber os baianos a bordo novamente com nosso serviço de classe mundial,” celebrou Monica Afonso, Gerente de Vendas da Copa Airlines.

A Vinci Airports, operadora do Aeroporto Internacional de Salvador, reforçou o impacto positivo da novidade: “A retomada da operação da Copa Airlines em Salvador representa um avanço estratégico para a conectividade internacional da Bahia. A ligação direta com o Hub das Américas, no Panamá, amplia o acesso dos passageiros a dezenas de destinos e reforça o papel do Salvador Bahia Airport como porta de entrada do Nordeste para o mundo. A infraestrutura e o impacto econômico da rota também são pontos focais para as autoridades locais”, afirmou Julio Ribas, CEO da Vinci Airports no Brasil.

Segundo o Governo da Bahia, o retorno da operação é resultado do novo marco legal de incentivo à aviação internacional na Bahia. A Lei Estadual nº 14.789, de iniciativa do Executivo, autoriza a concessão de subvenção econômica para custear despesas de companhias aéreas internacionais que operem no estado. A medida pode gerar impacto de até R$ 20 milhões no orçamento anual. “O governo da Bahia mantém um programa de prospecção de voos internacionais, com subsídio às operações, visando ampliar o fluxo turístico e gerar mais emprego e renda para os baianos”, afirmou o secretário do Turismo, Maurício Bacelar.

Para atender à demanda, a rota Salvador–Cidade do Panamá-Salvador foi planejada com horários estratégicos. Os voos partem de Salvador às segundas, terças, quintas e sábados, à 1h25, com chegada ao destino às 6h40. Já no sentido inverso, as decolagens do Hub das Américas acontecem às segundas, quartas, sextas e domingos, às 15h58, com pouso em Salvador à 0h25 do dia seguinte.

(Foto: Matheus Landim/GOVBA)

Para Monica Afonso, gerente de vendas da Copa Airlines para o Brasil, a inciativa vai mudar a relação cultural e econômica da Bahia com outros destinos. “Essa é uma data super importante, porque a Copa Airlines vai promover essa conectividade do soteropolitano ao Panamá, para mais de 85 cidades, em 32 países, isso, com certeza, vai fomentar cultura, vai fomentar os negócios e vai fomentar turismo”, comentou Monica.

Um dos grandes atrativos da nova rota é a facilidade de conexão no Aeroporto Internacional de Tocumen, considerado um dos principais hubs da América Latina. Agora, a Bahia, que já tem ligação aérea internacional com voos diretos que partem de Buenos Aires (Argentina), Santiago (Chile), Montevidéu (Uruguai), Lisboa (Portugal), Madri (Espanha) e Paris (França), passará a estar conectada a cerca de 300 destinos ao redor do mundo.

Já para os baianos, o acesso será mais fácil a destinos como Cartagena, Medellín, Cidade do Panamá e Cidade do México, além de Orlando, Miami e Los Angeles, nos Estados Unidos – cidades que vão sediar jogos da Copa do Mundo de Futebol de 2026.

(Foto: Matheus Landim/GOVBA)

Protagonismo – A Prefeitura de Salvador também teve participação fundamental na atração do voo, que estava sendo disputado com o Recife. As negociações começaram em 2024, quando uma comitiva da Secult foi ao Panamá apresentar os potenciais da cidade aos diretores da empresa. No último mês de maio, a própria vice-prefeita foi à Cidade do Panamá para apresentar o plano de desenvolvimento turístico e de comunicação da capital baiana.

“A gente apresentou um vídeo, mostrando tudo o que estava sendo feito no turismo daqui, tratamos do que seria possível fazer em relação à diminuição de taxas e nos comprometemos também a dar apoio na parte de comunicação. O trade turístico foi essencial, porque os hotéis apresentaram uma tarifa especial para atrair esses trabalhadores da Copa. E aqui está a minha palavra de agradecimento à Copa por essa escolha, por reconhecer a força do povo baiano”, disse Ana Paula Matos.

Foi apresentado todo o trabalho da Prefeitura para desenvolver o turismo, a exemplo da criação de novos equipamentos culturais como a Casa das Histórias e a Galeria Mercado, além do apoio ao Museu Nacional da Cultura Afro-Brasileira (Muncab); a construção de um novo Centro de Convenções; a requalificação de toda a orla; além da divulgação estratégica do destino por meio da campanha Salvador Capital Afro, do calendário de verão e de festivais culturais internacionais, entre outros.

________________________________________________________________________________________________________________

Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Câmara dos Deputados Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai

Anuncio

Publicidade