Anuncio

Publicidade

Governo da Bahia se pronuncia oficialmente contra intervenção norte-americana na Venezuela: “Afronta gravíssima”

Pelas redes sociais, Lula disse que o país norte-americano cometeu “afronta gravíssima” e ultrapassou uma “linha inaceitável”

Governador Jerônimo Rodrigues e Lula (Foto: Partido dos Trabalhadores)

Por Wagner FerreiraDepois de o presidente Lula (PT), repudiar o ataque dos Estados Unidos à Venezuela, neste sábado (3), foi a vez do governador da Bahia, Jerônimo Rodrigues (PT), seguir o líder e se posicionar contrário à ação no país sul-americano. Primeiro, o comunicado de Jerônimo foi por meio das suas redes sociais e, depois, via canais oficiais do Governo do Estado. “O Governo da Bahia, através do Governador Jerônimo Rodrigues e em alinhamento com o Governo do Brasil e com o Presidente Lula, reitera a postura contrária ao ataque sofrido pela Venezuela por parte dos Estados Unidos da América”, diz trecho da nota.

Pelas redes sociais, Lula disse que o país norte-americano cometeu “afronta gravíssima” e ultrapassou uma “linha inaceitável”.

“Os bombardeios em território venezuelano e a captura do seu presidente ultrapassam uma linha inaceitável. Esses atos representam uma afronta gravíssima à soberania da Venezuela e mais um precedente extremamente perigoso para toda a comunidade internacional”, escreveu.

Para o presidente do Brasil, a ação comandada por Donald Trump “lembra os piores momentos da interferência na política da América Latina e do Caribe”.

“A comunidade internacional, por meio da Organização das Nações Unidas, precisa responder de forma vigorosa a esse episódio. O Brasil condena essas ações e segue à disposição para promover a via do diálogo e da cooperação”, completou.

O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, confirmou um ataque militar dos EUA à Venezuela e disse que Nicolás Maduro foi capturado e levado para fora do país. Horas depois, Trump divulgou a foto do ditador algemado em um navio da Marinha Americana. “Os Estados Unidos da América realizaram com sucesso um ataque em grande escala contra a Venezuela e o seu líder, o presidente Nicolás Maduro, que foi, juntamente com a sua esposa, capturado e levado para fora o país”, escreveu Trump na rede social Truth Social.

Com a repercussão das ações na Venezuela repercutindo no Brasil, Jerônimo Rodrigues resolveu falar e publicou a seguinte nota no Instagram: “Hoje, mais um país latino-americano sofreu grave agressão de uma potência estrangeira. Alinho-me ao posicionamento do governo brasileiro, que, por meio do presidente Lula, manifestou sua oposição firme em relação ao ocorrido. O Governo da Bahia está atuando para identificar a situação dos baianos que se encontram na Venezuela e agindo para que suas necessidades sejam atendidas pela Embaixada do Brasil naquele país, em conjunto com as dos demais brasileiros, bem como junto ao Ministério dos Direitos Humanos e da Cidadania.”

Outra liderança importante na Bahia, o deputado federal e ex-chefe da Casa Civil estadual, Afonso Florence (PT) também se pronunciou alinhado com o seu partido: “Manifesto minha solidariedade ao povo da Venezuela diante do ataque militar promovido pelo governo dos Estados Unidos, com bombardeios, em inaceitável violação da soberania de uma nação.

Esta ofensiva viola todas as regras do direito intencional que regem o pacto constitutivo das Nações Unidas, e o princípio do respeito à autodenominação dos povos. É mais uma ação motivada por interesses geopolíticos, e pelo controle de recursos estratégicos como o petróleo.

A não intervenção, o respeito à soberania das nações, a autodeterminação dos povos e a paz, são os princípios para as relações multilaterais.

Pela Paz na América Latina!”, pediu Florence.

Nota oficial do Governo da Bahia;

O Governo da Bahia, através do Governador Jerônimo Rodrigues e em alinhamento com o Governo do Brasil e com o Presidente Lula, reitera a postura contrária ao ataque sofrido pela Venezuela por parte dos Estados Unidos da América.

Neste momento, todos os esforços diplomáticos do Governo do Brasil estão sendo realizados – e apoiados pelo Governo da Bahia – de modo que esta crise não escale para uma situação de mais instabilidade e violência.

A defesa do diálogo, do multilateralismo e da autodeterminação dos povos fazem parte de uma marca histórica do Brasil e da Bahia, especialmente no que diz respeito aos interesses humanitários e o fortalecimento da soberania nacional.

O Governo da Bahia segue em articulação com a Embaixada do Brasil na Venezuela, bem como outros órgãos do governo federal, acompanhando a situação de baianos que se encontram naquele país, a fim de identificar eventuais necessidades e garantir que recebam o devido apoio institucional.

________________________________________________________________________________________________________________

Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Câmara dos Deputados Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai

Anuncio

Publicidade