Prefeito inaugurou a Arena João Mangabeira, 92º campo com grama sintética de Salvador

Por Wagner Ferreira – O prefeito de Salvador, Bruno Reis (União) realizou a entrega de mais um campo de grama sintética, o de número 92, desta vez, no bairro dos Barris, na manhã desta quarta-feira (24).
Antes, Bruno correu, ao lado de secretários, em torno do Dique do Tororó (cerca de 5km) e realizou alguns exercícios na Academia de Saúde de Salvador. “Acordei cedo, dei uma entrevista na Rádio Sociedade, fiz uma corridinha e uns exercícios em nossa Academia de Saúde de Salvador, que já atendeu mais de 30 mil pessoas gratuitamente. Agora, estou aqui para fazer mais esta entrega importante para os moradores do bairro”, disse Reis, que aproveitou para agradecer aos ex-vereadores Pedrinho Pepê e Sérgio Nogueira, presentes ao evento, pelos encaminhamentos feitos à comunidade dos Barris, Garcia, Dique e entorno.

Com um investimento de quase R$ 1 milhão, a solenidade também contou com a presença da vice-prefeita Ana Paula Matos e do secretário municipal de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães. “Espaços como estes ajudam a tirar os jovens da ociosidade além de proporcionar qualidade de vida e saúde para toda a população da cidade. De forma histórica, estamos entregando equipamentos que substituem os campos de barro, oferecendo uma infraestrutura completa, com melhor drenagem, iluminação adequada e espaços que permitem o uso contínuo do equipamento”, destacou Magalhães.
Considerado um dos maiores campos de futebol da cidade, o espaço atende, atualmente, cerca de 30 grupos esportivos, que utilizam a arena de forma regular ao longo da semana, tanto durante o dia quanto no período noturno. O campo passou por uma ampla revitalização, com implantação de nova grama sintética, reforma completa do alambrado e instalação de iluminação em LED, garantindo mais conforto, segurança e ampliação do horário de uso. O local já havia sido revitalizado em 2017, quando também recebeu uma quadra poliesportiva e uma praça, consolidando-se como importante ponto de lazer, convivência comunitária e prática esportiva na região.

O prefeito Bruno Reis reforçou que o esporte é uma das ferramentas mais eficientes de transformação social e formação cidadã. Segundo ele, os investimentos feitos pela Prefeitura refletem uma política pública contínua e estruturada. “O esporte contribuiu muito para a minha vida, para eu ser o que sou hoje. Ele ensina disciplina, foco, regularidade, trabalho em equipe, respeito às regras e às hierarquias. É por isso que a gente investe tanto em esporte na nossa cidade. Hoje, Salvador é uma das principais cidades do Brasil em políticas públicas voltadas ao esporte, estimulando diversas modalidades e criando oportunidades reais para crianças e jovens”, disse.

Conforto e segurança – Aos 81 anos, o empresário Sérgio Nogueira acompanhou as transformações de perto nos bairros do Garcia, Federação, Brotas e Barris. Ele relembra quando o Largo dos Barris “era uma lagoa” e se diz feliz por poder ver o que se tornou a região após as intervenções da Prefeitura. “Isso aqui não existia, era uma rótula. Todo mundo jogava bola no meio dos carros. As mudanças começaram, primeiro com ACM Neto e agora com Bruno Reis. Este campo aqui não deve a nenhum outro no Brasil’, elogiou Nogueira.

A relevância social da Arena João Mangabeira também foi ressaltada por Altair Santos, responsável por um projeto esportivo que atende cerca de 70 crianças e adolescentes, com idades entre 8 e 15 anos, utilizando o campo três vezes por semana, nos turnos da manhã e da tarde. “A gente usa o campo aqui às segundas, quartas e sextas, pela manhã e à tarde. Antes, trabalhávamos no barro, cheio de buracos, e os meninos se machucavam muito. Hoje, o cenário é outro. A grama sintética traz conforto, segurança e melhora muito a qualidade do trabalho. Diminui as contusões, motiva mais as crianças e também dá mais vontade de treinar e desenvolver um trabalho mais adequado com esses garotos”, explicou.
Frequentador assíduo da Arena João Mangabeira, o vendedor ambulante Sandro Santos, de 46 anos, celebrou a transformação do espaço e o impacto direto no dia a dia dos usuários. “Antes era barro. Quando chovia, virava lama, e muita gente deixava de jogar. Hoje, pode chover que a gente joga do mesmo jeito. Eu jogo aqui toda quarta-feira. O campo está bonito, organizado, ficou maravilhoso mesmo. É outra realidade. Show de bola”, concluiu.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Câmara dos Deputados Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai