Ao todo, sete mulheres foram conduzidas à delegacia da cidade; uma delas foi flagrada pelas imagens do bodyscan

Redação Mais – Duas mulheres foram flagradas tentando entrar com materiais ilícitos no Conjunto Penal de Eunápolis. Além delas, outras cinco visitantes foram levadas à Delegacia sob a suspeita da mesma prática.
O caso aconteceu na quinta-feira (18), quando, durante o procedimento de revista de visitantes realizado no Pavilhão A, policiais penais identificaram uma tentativa de ingresso de substâncias ilícitas na unidade, através de sandálias com compartimentos ocultos entre os solados.
A irregularidade foi constatada inicialmente em um par de sandálias do tipo havaiana, que apresentava um compartimento interno cuidadosamente lacrado, contendo substância análoga à maconha. Diante da suspeita de um possível esquema articulado, foi determinado o monitoramento das visitantes que utilizavam calçados semelhantes.
Durante a apuração, verificou-se que cinco mulheres que deixavam o pátio de visitas utilizavam sandálias idênticas, todas com compartimentos falsos, já vazios, porém com resíduos de substância análoga à maconha, indicando que o material ilícito possivelmente havia sido entregue a custodiados no interior da unidade.

Além disso, em outro caso, por meio do uso do bodyscan, foi identificada a presença de substância ilícita oculta nas partes íntimas de uma visitante, bem como entorpecentes escondidos em seu calçado. No total, foram apreendidas duas porções cilíndricas de substância análoga a haxixe, além de quantidade adicional de substância análoga à maconha, ocultada em sandálias.
Ao final da ocorrência, sete visitantes e dois custodiados foram conduzidos à Delegacia de Polícia de Eunápolis, onde foram adotadas as medidas legais cabíveis, incluindo autuações pelos crimes de tráfico de drogas e associação para o tráfico, conforme os elementos apurados.
Em razão da complexidade da ocorrência, da relevância das informações levantadas e do número elevado de envolvidos, a ação contou com a colaboração do Delegado Titular de Eunápolis, da Inteligência da Polícia Militar, do 28º Batalhão da Polícia Militar, além do empenho dos Monitores de Ressocialização e da Diretoria da unidade, evidenciando uma atuação integrada e cooperativa entre as instituições de segurança pública.
Como medida administrativa, foi determinado o cancelamento do cartão de visitante dos envolvidos, bem como a instauração de Procedimento Disciplinar (PD) para apuração da conduta dos custodiados implicados.
A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (Seap) reafirma o compromisso com o combate à criminalidade.

Balanço da ocorrência:
Aproximadamente 260 gramas de substância análoga à maconha apreendidas;
Sete pares de sandálias recolhidos, sendo dois contendo drogas.
Levantamento de informações preliminares relevantes sobre um possível esquema de distribuição de drogas no interior da unidade.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Câmara dos Deputados Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai