Anuncio

Publicidade

Multidão prestigia abertura do Natal Mágico nas Praças Matriz e do Caranguejo em Lauro de Freitas

Programação de abertura contou com a chegada do Papai Noel, show pirotécnico, distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce e a apresentação da orquestra Neojiba

(Foto: Jean Victor)

Redação Mais – Antes mesmo do acender das luzes, a magia já se espalhava pela Praça João Thiago dos Santos, conhecida popularmente como Praça da Matriz. Na noite deste sábado (6), o espaço ganhou cor e brilho com a abertura oficial do Natal Mágico, iniciativa da Secretaria Municipal de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (Seculje). Árvores monumentais, guirlandas luminosas e uma chuva de luzes transformaram a vila cenográfica em um cenário lúdico que encantou famílias inteiras e reacendeu o espírito natalino.

Visivelmente emocionada, a prefeita Débora Regis destacou que o Natal Mágico simboliza a virada de página que a cidade atravessa. “Foi um ano desafiador, mas em menos de um ano a gente começa a devolver a dignidade. Este é fruto de um trabalho duro para tirar a cidade de um atraso de 20 anos. Já temos vitórias e vamos fazer mais para impactar a vida de cada um de vocês”, afirmou a gestora, sob aplausos.

(Foto: Jean Victor)

Ao lado dela, o vice-prefeito e titular da Seculje, Mateus Reis, reforçou o significado afetivo do projeto. “Este é um momento inesquecível. O Natal Mágico vai passar por toda a cidade. Esse é um projeto de cuidado e carinho com o povo. Enquanto arrumávamos a praça, ouvimos dos moradores que nunca tinham visto um cuidado assim. Isso nos move”, disse.

A programação de abertura contou com a chegada do Papai Noel, show pirotécnico, distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce e, como grande destaque da noite, a apresentação do Núcleos Estaduais de Orquestras Juvenis e Infantis da Bahia (Neojiba), que levou mais de 150 jovens músicos para emocionar o público com um repertório diversificado.

(Foto: Jean Victor)

Para Julia Bastos, de 12 anos, que veio de Itinga com a família, a noite foi especial. “Vi que estavam arrumando a decoração de Itinga e fiquei encantada. Quis vir ver a da Matriz e não me decepcionei. Está linda! Amanhã vou conferir a abertura do Natal do meu bairro”.

Rita de Cássia Pereira, de 70 anos, contou que decidiu visitar a cidade exclusivamente para conferir o evento. “Está tudo muito bonito. Ver o Neojiba aqui tornou a noite ainda mais especial”. Na ocasião, o maestro do núcleo, Alexandre Guimarães, celebrou a parceria com Lauro de Freitas. “É uma alegria ver este Natal tão grandioso ganhar forma. Esta noite entra para a história da nossa orquestra e da cidade”.

(Foto: Jean Victor)

Para a moradora Alessandra Soares, de 38 anos, o evento tem um valor ainda mais profundo. “Depois de anos sem nada nessa época tão especial, me sinto homenageada. Meus filhos estão crescendo e agora veem a cultura da nossa cidade florescendo”. Ao longo do mês, a população poderá visitar a Casa do Papai Noel, aberta já neste domingo (7), das 18h às 21h30, além de acompanhar apresentações de coral, grupos de dança natalina e Auto de Natal.

A Vila Natalina instalada na Praça da Matriz e a decoração do Largo do Caranguejo, em Itinga, compõem a agenda oficial das festas de fim de ano do município, além de atrações itinerantes. A inauguração oficial do espaço temático em Itinga acontece neste domingo (7), às 18h, com atrações especiais e a presença da prefeita Débora Regis. O prefeitura convida toda a cidade para prestigiar o Natal Mágico.

Além da população, o evento contou com a participação do deputado estadual Pedro Tavares, vereadores e secretários municipais.

(Foto: Jean Victor)

Praça do Caranguejo recebe iluminação especial do Natal Mágico e emociona moradores de Itinga

Já no bairro de Itinga, o mais populoso da cidade, crianças e famílias inteiras se misturaram ao cenário da festa, no domingo (7). Bastaram apenas dez segundos, entoados em coro, para que a escuridão desse lugar à luz. Em um piscar, o espaço ganhou brilho, cores e o sentimento de pertencimento dos moradores.

Emocionada com a recepção que recebeu em seu bairro de origem, a prefeita Débora Regis falou ao público sobre a alegria de proporcionar este momento. “Recebi diversos vídeos e fotos da praça lotada. Isso me lembrou da minha infância aqui neste bairro. Me arrepia, porque é a certeza de que estamos no caminho certo, o caminho da reconstrução”, afirmou. Ela reforçou que o gesto vai além de uma decoração temática. “Vocês merecem o que há de melhor. Essa iluminação é para encher seus corações de luz, e podem acreditar: cada ano será melhor. Esse é o meu compromisso com Lauro de Freitas”., disse a gestora do Executivo.

(Foto: Jean Victor)

Ao lado dela, o vice-prefeito e titular da Seculje, Mateus Reis, compartilhou o mesmo sentimento de pertencimento. “Aqui se acende uma nova esperança para Itinga. Débora nasceu aqui, cresceu aqui, assim como eu. Amamos nossa cidade e conhecemos cada rua, mas não esquecemos de onde viemos. Muitas pessoas nos disseram hoje que nunca viram algo assim. Isso mostra que o Natal Mágico não é só decoração, é memória e afeto”.

A abertura do Natal Mágico em Itinga reuniu atrações como a chegada triunfal do Papai Noel, que arrancou aplausos das crianças; show pirotécnico; distribuição gratuita de pipoca e algodão-doce; e, claro, o acendimento da decoração, que agora integra o calendário oficial de fim de ano do município.

(Foto: Jean Victor)

O impacto emocional foi visível. A moradora Cristina Carvalho, de 45 anos, observava a praça com os filhos Natália e Bernardo, os três de mãos dadas em contemplação. “O bairro onde nasci voltou a brilhar. Eu e meus filhos estamos encantados. Esse projeto valoriza nossa comunidade, que ficou tanto tempo esquecida. Hoje é um dia especial para todos nós”, contou emocionada.

Para comerciantes locais, o evento também trouxe esperança econômica. A baiana Tatiana Oliveira, ao lado do tabuleiro de acarajé, comemorava o movimento. “No inverno as vendas foram fracas, mas desde que começaram a instalar os enfeites, tudo mudou. Estou vendendo o dobro. Isso movimenta o bairro e traz vida para o nosso espaço público”, disse a vendedora que trabalha no local há 1 ano.

(Foto: Jean Victor)

Enquanto isso, a pequena Vitória Cardoso, de 9 anos, estudante da rede municipal, admirava cada detalhe da decoração. “Ficou tão bonito. Nunca vi algo assim na rua para todo mundo”, contou, enquanto aguardava para garantir sua pipoca gratuita, com o entusiasmo de quem vê o brilho do Natal diante dos olhos.

Além da população, o evento contou com a presença de vereadores e secretários municipais que, junto com o povo, testemunharam a noite em que o Largo do Caranguejo virou palco do Natal Mágico da cidade, que também vai contar com atrações itinerantes para que toda a população seja abraçada pelo espírito natalino.

(Foto: Jean Victor)

Na noite de sábado (6), a mesma magia tomou conta da Praça João Thiago dos Santos, popularmente chamada de Praça da Matriz. Em ambas as aberturas, o brilho das luzes parecia refletir também nos olhos de cada criança

________________________________________________________________________________________________________________

Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Câmara dos Deputados Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai

Anuncio

Publicidade