Após aprovação em assembleia dos trabalhadores, proposta foi encaminhada para a Câmara de Vereadores

Redação Mais – A prefeita Débora Regis encerrou a rodada de negociações com o Sindicato dos Agentes Comunitários de Saúde e Agentes de Combate às Endemias da Bahia (Sindacs-BA) garantindo um avanço histórico para os Agentes Comunitários de Saúde (ACS) e Agentes de Combate às Endemias (ACE). Em reunião, a gestão confirmou o repasse integral, de 100%, do Incentivo Financeiro Adicional (IFA) para a categoria. Após ser aprovada em assembleia dos trabalhadores, a proposta foi encaminhada para a Câmara de Vereadores, onde seguirá os trâmites legais, a fim de dar segurança jurídica à implementação do benefício.
Na última quarta-feira (26), a prefeita já havia se reunido com a categoria para discutir pontos essenciais, como progressão funcional, incentivo financeiro e retroativo salarial. Após estudos técnicos, jurídicos e financeiros realizados, a gestão apresentou a proposta que contempla a garantia total do IFA para os agentes, além da progressão de carreira com mudança de nível de B9 para B10 já a partir de dezembro.

A prefeita Débora reforçou que todo o processo foi conduzido com responsabilidade, transparência e zelo, sempre priorizando o equilíbrio entre o reconhecimento profissional e a sustentabilidade das contas públicas. “Nós tratamos cada passo dessa negociação com muito respeito e seriedade. Sabemos da importância dos ACS e ACE para o funcionamento da nossa rede de saúde e para o cuidado com a população. Depois de tantos anos de luta, é com alegria que afirmo: agora será lei. O IFA será 100% transferido para os agentes de Saúde e os agentes de Endemias. Essa é uma conquista que valoriza, de verdade, o esforço de todos. Agradeço por fazerem nossa cidade cada vez melhor”, afirmou.
A titular da Secretaria Municipal de saúde (Sesa), Elba Brito, também destacou o papel central dos agentes no atendimento às famílias e no fortalecimento do Sistema Único de Saúde (SUS). “Os ACS e ACE são fundamentais para o funcionamento da rede e para o cuidado direto com as famílias. Essa proposta representa um passo importante na valorização desses profissionais, e seguimos trabalhando para garantir melhores condições de trabalho e desenvolvimento da carreira”, ressaltou.

O coordenador estadual do Sindacs-BA, Robson Góis, celebrou o avanço histórico alcança-do pela categoria e destacou a importância da abertura da mesa de diálogo com a gestão municipal. “Tivemos uma grande reunião com a prefeita e com a equipe da Saúde e da Casa Civil. Depois de 11 anos de luta, conseguimos sair daqui vitoriosos. Fechamos a minuta que garante 100% do IFA para a categoria, um marco histórico para os ACS e ACE de Lauro de Freitas. Essa gestão mostrou que, com diálogo, responsabilidade e compromisso, a categoria avança e conquista o que é de direito”, declarou.
A conclusão desta rodada de diálogo reafirma o compromisso da Prefeitura de Lauro de Freitas com a valorização dos servidores, a condução transparente das negociações e o fortalecimento das políticas públicas de saúde. A minuta de lei seguirá agora para apreciação dos vereadores, mantendo aberto o diálogo e assegurando a construção conjunta das decisões que impactam a categoria.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai