Município foi impactado por um evento classificado como tempestade local convectiva de chuvas intensas nível II

Redação Mais – A Prefeitura de Lauro de Freitas, na região metropolitana de Salvador, por meio do Diário Oficial do Município (DOM), deste sábado (22), declarou situação de emergência em todo o município em razão das fortes chuvas que vêm atingindo a cidade. A medida foi assinada pela prefeita Débora Regis através do Decreto Municipal de nº 5.568/2025, após a Defesa Civil apontar danos significativos provocados pelo avanço de sistemas de instabilidade atmosférica.
De acordo o decreto, o município foi impactado por um evento classificado como tempestade local convectiva de chuvas intensas nível II. O fenômeno gerou enxurradas, alagamentos, erosões, elevação abrupta dos níveis de rios e canais da cidade, afetando diversos bairros. Além disso, famílias desalojadas, residências e edificações danificadas, vias públicas intransitáveis, comprometimento da rede de drenagem urbana são algumas das situações provocadas pelas fortes chuvas.
De acordo com DOM, a magnitude dos prejuízos, ultrapassa a capacidade de resposta do município com recursos ordinários, tornando indispensável o apoio dos governos Estadual e Federal para assistência humanitária e ações de reconstrução. O documento terá vigência de cento e oitenta dias e entra em vigor na data de sua publicação.
Equipes das secretarias municipais seguem mobilizadas desde o início das ocorrências, atuando de forma integrada. A gestão orienta a população para redobrarem a atenção e evitarem acessar áreas alagadas. Em situações de risco, a população deve acionar a Defesa Civil pelo número: (71) 3190-5949 e WhatsApp: (71) 3288-8628. Para mais informações do Diário Oficial acesse o link.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBF CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai