Equipamento volta a funcionar com capacidade ampliada e integração ao conjunto de ações estaduais de combate à fome

Redação Mais – Moradores da Liberdade acompanharam, na manhã desta quarta-feira (19), a entrega do Restaurante Popular Alaíde do Feijão, requalificado pelo Governo da Bahia, por meio da Secretaria de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades). O equipamento volta a funcionar com capacidade ampliada e integração ao conjunto de ações estaduais de combate à fome. A atividade faz parte da programação do Novembro Negro, que envolve diversas secretarias estaduais, e contou com as presenças do governador Jerônimo Rodrigues, o vice-governador, Geraldo Júnior, e outras autoridades como o coordenador-geral do Bahia Sem Fome, Tiago Pereira.
Durante a entrega, o governador destacou que o restaurante cumpre um papel essencial para a proteção social. “Este equipamento é mais um de segurança, pois garante alimentação de qualidade para quem mais precisa. É uma ação concreta no enfrentamento à fome, ampliando a rede de serviços que o Governo tem estruturado em toda a Bahia”, afirmou. Após a requalificação, o restaurante passa a oferecer mais de três mil refeições por dia, contribuindo para que, somado à unidade do Comércio, o estado alcance mais de sete mil refeições diárias destinadas a idosos, trabalhadores informais, catadores, crianças, pessoas em situação de rua e outros segmentos vulneráveis.

Considerando a reforma do Restaurante Popular do Comércio, o investimento total ultrapassa R$ 10 milhões, como parte das ações do Bahia Sem Fome e do Sistema Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional (Sisan). A titular da Seades, Fabya Reis, reforçou que o equipamento fortalece o conjunto de políticas públicas da pasta e que a partir de hoje oferece refeições gratuitamente. “Esses são equipamentos que simbolizam que o Governo da Bahia não só alimenta as pessoas, mas também alimenta os sonhos: de ter dignidade e alimento de verdade na mesa”, disse.

Homenagem a Alaíde do Feijão
A família da cozinheira e empreendedora Alaíde do Feijão, que dá nome ao restaurante, participou da cerimônia e destacou o significado da homenagem. “Estamos muito felizes com a homenagem. O que esse restaurante traz tem muito a ver com a história de minha mãe, que é o acolhimento. Ela não só vendia como também se doava, acolhia muito pessoas de baixa renda, em vulnerabilidade, assim como o restaurante. A homenagem foi muito mais do que merecida”, afirmou uma das filhas de Alaíde, Daniela Conceição.
O Restaurante Popular Alaíde do Feijão integra a rede de ações estaduais no enfrentamento à fome, que inclui: implantação de Cozinhas Comunitárias e Solidárias; programas de incentivo à produção de alimentos saudáveis, como o Programa de Aquisição de Alimentos, PAA Leite, Quintais Produtivos e Farinheiras Móveis. Na oportunidade, inclusive, o governador anunciou a ampliação do PAA na modalidade Quilombola, que receberá um incremento de R$ 2 milhões, beneficiando mais de 300 produtores, com geração de renda e ampliação da oferta de alimentos nutritivos para milhares de famílias.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBF CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai