Fenic acontece durante o Festival Sesi CTI, no mês de dezembro, com a mostra de 150 projetos selecionados de estudantes da educação básica e do ensino técnico

Redação Mais – A Feira Internacional de Iniciação Científica (Fenic) acaba de divulgar a lista dos projetos selecionados para participar da sua 2ª edição, que acontece nos dias 11, 12 e 13 de dezembro, na Escola Sesi Djalma Pessoa, em Piatã, Salvador. Promovida pelo Sesi Nacional, em parceria com o Sesi Bahia, a feira integra a programação do II Festival Sesi de Ciência, Tecnologia e Inovação (CTI) e tem como objetivo incentivar a produção científica na educação básica e no ensino técnico, estimulando a criatividade, a inovação e o protagonismo de jovens estudantes.
Nesta edição, a Fenic atingiu um recorde de 685 projetos inscritos, dos quais 150 foram selecionados para compor a mostra, incluindo 10 projetos internacionais: seis do Paraguai, um da Argentina, um do Chile, um da Colômbia e um do Equador. O resultado reflete o crescimento e o alcance da feira, que desta vez ampliou o número de trabalhos participantes, superando os 120 selecionados na edição anterior. A meta é ampliar cada vez mais o número de iniciativas que demonstrem a força, a diversidade e o potencial transformador da ciência, especialmente na Bahia.
Sobre a Fenic – A Fenic é uma das feiras científicas nacionais credenciadas da Feira Brasileira de Ciências e Engenharia (Febrace), a maior do país, realizada na USP há mais de 20 anos. Com sede na capital baiana, a Fenic tem como público-alvo estudantes do 9º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio e técnico, com idades entre 12 e 21 anos.
Entre seus principais objetivos, estão o desenvolvimento do letramento científico por meio de projetos de pesquisa inovadores nas áreas de Ciências da Natureza, Ciências Humanas, Linguagens, Matemática e Engenharia; a difusão do conceito STEAM (Science, Technology, Engineering, Arts and Mathematics) enquanto ferramenta para o fortalecimento de competências essenciais do século XXI, como pensamento crítico, criatividade e colaboração; o engajamento de professores em práticas pedagógicas inovadoras; e a contribuição para a melhoria dos índices educacionais na Bahia, a partir do fortalecimento da cultura científica.
Confira aqui a lista com os projetos finalistas e as orientações para as equipes e orientadores
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBF CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai