Anuncio

Publicidade

Operação Freedom prende 31 membros de facção criminosa do Rio que atua na Bahia e Ceará

Traficante de vulgo “Penga” reagiu à ação policial e foi morto no Uruguai, em Salvador

(Foto: Ascom / PCBA)

Redação Mais – A Polícia Civil da Bahia deflagrou, nesta terça-feira (4), a Operação Freedom, com o objetivo de desarticular o núcleo armado e financeiro de uma organização criminosa oriunda do Rio de Janeiro que atua em território baiano. A ação é executada de forma simultânea na Bahia e no Ceará, e resultou, até o momento, na prisão de 31 pessoas e no cumprimento de 46 mandados de busca e apreensão.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública da Bahia, um homem foi morto ao reagir à ação policial. Trata-se do traficante “Penga”, liderança do Comando Vermelho (CV) em Salvador. De acordo com a Polícia Civil da Bahia, ele não constava entre os alvos dos mais de 90 mandados judiciais que estão sendo cumpridos, mas possuía antecedentes criminais. Penga era conhecido pelos policiais por, supostamente, organizar ataques a grupos rivais ao CV na Bahia. Durante a tentativa de prisão, o criminoso reagiu a tiros quando os agentes tentaram deter parte dos investigados, que se encontravam no bairro Uruguai, na Cidade Baixa, em Salvador.

Após a morte de Penga, um grupo bloqueou o acesso ao Viaduto dos Motoristas, na Rua Régis Pacheco, no Uruguai e queimou pneus, no final da manhã de hoje. De acordo com a Polícia, a manifestação é em resposta à morte do traficante, que atuava no bairro.

Grupo bloqueou ruas do Uruguai e queimou pneus em protesto contra morte de traficante (Foto: reprodução)

Os mandados estão sendo cumpridos em Salvador, nos bairros da Liberdade, Uruguai, Pernambués, Narandiba e Areia Branca, nos municípios de Aratuípe e Ilhéus, e também na cidade de Eusébio, no Ceará. Ao todo, mais de 90 ordens judiciais foram expedidas e estão sendo cumpridas ao longo do dia.

LL e a esposa, Marielle Silva Santos, foram presos nesta terça-feira na região metropolitana de Fortaleza (Foto: PCBA)

Além das ações de prisão e busca, a Justiça determinou o bloqueio de 51 contas bancárias ligadas ao grupo investigado. Os alvos da Operação Freedom são suspeitos de envolvimento em homicídios e na expansão do tráfico de drogas em Salvador e outras cidades da Bahia. De acordo com o Departamento de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), os resultados da operação devem contribuir para a elucidação de cerca de 30 assassinatos ocorridos na capital baiana.

(Foto: Ascom / PCBA)

A operação conta com o apoio da Superintendência de Inteligência da Secretaria da Segurança Pública (SSP-BA) e do Departamento de Polícia Técnica (DPT). A Freedom tem como foco enfraquecer a estrutura criminosa, apreender armas e bens, prender lideranças e interromper o fluxo de recursos ilícitos usados para sustentar o domínio territorial e a prática de homicídios.

Mais de 400 policiais civis e militares participam da operação, que reúne equipes dos Departamentos de Homicídios e Proteção à Pessoa (DHPP), de Inteligência Policial (DIP), de Repressão e Combate à Corrupção, ao Crime Organizado e à Lavagem de Dinheiro (Draco), Especializado de Investigação e Repressão ao Narcotráfico (Denarc), Especializado de Investigações Criminais (Deic), de Polícia Metropolitana (Depom), de Polícia do Interior (Depin), de Proteção à Mulher, Cidadania e Pessoas Vulneráveis (DPMCV), além da Coordenação de Polícia Interestadual (Polinter) e da Coordenação de Operações e Recursos Especiais (Core).

________________________________________________________________________________________________________________

Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBF CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João São Paulo trânsito Turismo Uruguai

Anuncio

Publicidade