Anuncio

Publicidade

Estudantes baianos conquistam premiação internacional com projetos desenvolvidos na rede estadual

Alunos apresentaram iniciativas em áreas como sustentabilidade, saúde e meio ambiente, durante evento na Colômbia

(Foto: Feijão Almeida/GOVBA)

Redação Mais – “Ser premiado na Colômbia foi maravilhoso, porque coroou o nosso trabalho. Foi um marco na nossa trajetória, que mostrou até onde podemos chegar. Isso também inspira outros jovens, que podem olhar para nós e pensar: eu também posso fazer a diferença.” A fala é de Tiago de Santos Ferreira, 18 anos, aluno do Centro Territorial de Educação Profissional do Sisal (Cetep Sisal), em Serrinha. Ele é um dos estudantes da rede estadual que conquistaram o primeiro lugar em diversas categorias da Feria Internacional de Ciencia, Tecnología e Innovación (FICTIMC), realizada em Valledupar, na Colômbia, e que foram recebidos nesta quinta-feira (2) em um almoço na Secretaria da Educação do Estado, no Centro Administrativo da Bahia (CAB), em Salvador.

Entre os destaques da delegação baiana, Tiago e sua equipe apresentaram o projeto Bio Cimento, que tem como objetivo produzir calçadas ecológicas e sustentáveis para doação às comunidades que mais precisam. A iniciativa conquistou o primeiro lugar na categoria Engenharia e garantiu credencial para participação em uma feira científica em Dubai.

(Foto: Feijão Almeida/GOVBA)

A secretária da Educação, Rowenna Brito, destacou que a conquista dos jovens é reflexo do investimento realizado na rede estadual. “Esses resultados são reflexo dos investimentos que temos feito na educação pública da Bahia. Estamos transformando a vida dos nossos estudantes e mostrando ao mundo que a escola pública pode, sim, formar grandes pesquisadores.”

(Foto: Feijão Almeida/GOVBA)

Para Ladijane Barbosa, diretora do Colégio Estadual Professor Carlos Valadares e integrante da comitiva, o reconhecimento internacional reforça o valor do trabalho desenvolvido nas escolas. “Esse momento representa não apenas uma conquista dos estudantes, mas também de todos os educadores que acreditam no potencial da juventude baiana. É a prova de que, quando oferecemos oportunidades e condições, eles voam alto.”

Além do Bio Cimento, outros projetos da rede estadual também foram premiados em áreas como Saúde, Meio Ambiente e Gestão, conquistando credenciais para feiras científicas em países como Espanha, Argentina e Equador. Mais do que prêmios, as vitórias simbolizam o protagonismo estudantil e reafirmam a educação pública baiana como um celeiro de ciência, criatividade e inovação.

________________________________________________________________________________________________________________

Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBF CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Câmara dos Deputados Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João São Paulo trânsito Uruguai

Anuncio

Publicidade