Trio criador do ritmo Sambarilê mistura herança quilombola e ritmos regionais como samba de roda, forró e merengue

Redação Mais – Da herança cultural quilombola aos ritmos tradicionais do interior da Bahia, a Banda TriKaciQ, originada em Irará, comemora 25 anos de caminhada musical, consolidando uma identidade que atravessa gerações e reafirma a potência cultural de sua terra natal. A celebração vem acompanhada da produção de um novo EP autoral e da participação no Festival da Primavera de Salvador, neste sábado (27) às 21h30, na Praça do Campo Grande. O grupo se apresenta ao lado de músicos convidados como Felipe Guedes (guitarrista), Marcelo Tribal (percussionista), Binho (percussionista) e Ldson Galter (baixista).
Formado pelo cantor e compositor com mais de três décadas de trajetória, Jussa Souza, e seus filhos João Rafael e Thi Mendes, o trio é criador do Sambarilê, ritmo autoral que mistura o samba de roda dos quilombos iraraenses com nuances melódicas do forró e do merengue, resultando em uma batida contagiante. O repertório atravessa, ainda, ritmos como ijexá,reggae e samba reggae, misturando heranças afro-baianas e populares em uma sonoridade plural, que celebra a tradição sem perder a capacidade de se reinventar.
Cada integrante traz um universo musical que se entrelaça no coletivo. O patriarca, Jussa Souza, imprime em sua voz a energia do samba de roda e a herança de referências como Gilberto Gil e Luiz Melodia. Ao seu lado, os filhos João Rafael e Thi Mendes expandem essa tradição familiar para novas fronteiras sonoras. João Rafael, contrabaixista da Orquestra Sinfônica Brasileira, já dividiu palcos e gravações com nomes como Gal Costa, Lenine, Martinho da Vila e Elza Soares, participando de discos premiados no Grammy Latino. Thi Mendes, compositor, cantor e multi-instrumentista, já tocou com Margareth Menezes e Carlinhos Brown, transita entre o erudito e o popular, reunindo mais de 300 obras autorais e experiência em projetos como a Orquestra Neojibá.
Juntos, pai e filhos fundem gerações, estilos e influências, criando uma sonoridade singular que reverencia a tradição de Irará e abre caminhos para novos horizontes da música brasileira. Nesses 25 anos de história, a banda passou diferentes nomes e formações – de D’Irará a Irará com Sinhá, passando por Dona Fulana e Banda Irará – até chegar ao TriKaciQ, que consagra o trio como eixo criativo central. Mais que uma banda, a TriKaciQ é um movimento que ecoa ancestralidade, mistura ritmos regionais e convida o público a celebrar a diversidade da música brasileira.
SERVIÇO:
Show / Festival da Primavera de Salvador 2025
Data: Sábado, 27 de setembro de 2025
Horário: 21h30
Local: Praça do Campo Grande, Salvador/BA
Músicos: Jussa Souza (voz e violão), João Rafael (voz e bateria), Thi Mendes (voz, piano e acordeon), Felipe Guedes (guitarrista), Ldson Galter (baixista), Marcelo Tribal e Binho (percussionistas).
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBF CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Câmara dos Deputados Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João São Paulo trânsito Uruguai