Editora Boitempo reuniu três livros : “Sabor de Química”, “Crônicas da vida operária” e “Paragens”, no projeto “Trilogia da Vida Operaria”

Por Liliana Peixinho * – O jornalista e escritor Roniwalter Jatobá- , prêmio Jabuti, com o livro “Sabor de Química”- é mineiro, tem raízes na cultura sertaneja do interior da Bahia, acompanhou, nos anos 1970, a história do êxodo rural nordestino para São Paulo, e assim teve a sensibilidade e compromisso social em protagonizar o operário na literatura.
Do interior das instalações industriais, para as ruas e seus movimentos sociais, o trabalhador Roniwalter aprofundou seu olhar sobre o ambiente vida como jornalista e escritor observando a realidade, onde fatos, detalhes cotidianos e imaginação, se cruzam na construção de histórias, romanceadas em contos e outros gêneros.
A editora Boitempo reuniu três livros : “Sabor de Química”, “Crônicas da vida operária” e “Paragens”, no projeto “Trilogia da Vida Operaria”. Os textos do autor conduzem o leitor a mergulhar na alma do trabalhador brasileiro, onde sonhos, decepções e esperança reforçam coragem e desafios do viver.

Noite de autógrafos – Dia 23 de setembro, terça-feira, início da primavera, a partir das 19h, o escritor reúne amigos, jornalistas, escritores e apreciadores da boa literatura, para noite de autógrafos, no lançamento da “Trilogia da Vida Operária”. Roni, como é carinhosamente tratado pelos amigos, fará a recepção no Consulado Mineiro (Praça Benedito Calixto, 74 – São Paulo ).
Trilogia e olhar crítico – Em “Crônicas da vida operária”, o autor reconstrói o universo dos trabalhadores fabris dos anos 1970. Explora o intenso fluxo migratório
do período para servir de mão de obra barata para o “milagre econômico brasileiro”.
Em “Sabor de química”- O escritor mostra um cenário de encontro entre o campo e a cidade.
Escrito no fervor da ditadura civil-militar, a obra reforça, segundo críticos, a
característica, central do autor em trazer para o foco do seu olhar literário, os
despossuídos, desenraizados, as ruas de terra com moradias precárias, a falta de saneamento básico, os salários que não chegam ao fim do mês, os
transportes públicos lotados e insuficientes e as humilhações corriqueiras.
Em “Paragens” – Roniwalter Jatobá reúne três novelas “Pássaro Selvagem”, “Tiziu” e “Paragens”, que dá nome ao livro.
________________________________________________________________________________________________________________
*Liliana Peixinho – Jornalista independente, ativista humanitária, Fundadora do Movimento Ativista AMA, Mídia Orgânica, Rede RAMA, Reaja, Catadora de Sonhos, O outro no Euclides, Cuidar do Cuidador.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBF CBX Cidade Baixa Cinema Cultura Câmara dos Deputados Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João São Paulo trânsito Uruguai