Objetivo é reforçar o alerta aos riscos do excesso de velocidade e estimular o respeito aos limites nas vias; 76% dos acidentes em 2025 envolveram motos

Redação Mais – A Prefeitura de Salvador, por meio da sua Superintendência de Trânsito (Transalvador), iniciou neste mês uma onda da campanha ‘Desacelere. Tem sempre alguém esperando por você’. Voltada aos motociclistas, a ação integra a Semana Nacional do Trânsito 2025, celebrada entre os dias 18 e 25 de setembro. O objetivo é reforçar o alerta aos riscos do excesso de velocidade e estimular o respeito aos limites nas vias. As peças se somam às operações de fiscalização em toda a cidade.
O desrespeito à velocidade máxima permitida é a principal causa de sinistros e é o foco da campanha. Somente nos sete primeiros meses deste ano, 76% dos acidentes no trânsito de Salvador envolveram motos. Do total de sinistros registrados (2.133), 1.628 tiveram a participação desse meio de transporte, dos quais 74 resultaram em mortes.

A mensagem mira o público mais exposto a sinistros fatais na capital: homens jovens, de 20 a 29 anos. As avenidas Afrânio Peixoto (Suburbana) e Luís Viana Filho (Paralela) concentram os maiores índices de ocorrências, o que orienta a priorização territorial das ações. As ocorrências acontecem com mais frequência das 18h às 23h59 e aos domingos.
Lançada originalmente durante o Maio Amarelo, a nova etapa da campanha retorna em setembro para ampliar o apelo emocional com um novo filme: cada motociclista tem alguém à sua espera. Um vídeo mostra um motociclista excedendo a velocidade nas ruas da capital baiana. O objetivo é aumentar a percepção do perigo associado à velocidade e motivar a decisão de não exceder os limites.
“O excesso de velocidade associado ao desrespeito às regras de trânsito tem resultado em muitos acidentes com motociclistas. Essa é uma realidade em diversas cidades do Brasil. Campanhas como esta visam sensibilizar os condutores para que possamos prevenir acidentes. Aqui em Salvador, investimos em educação e fiscalização como formas de impedir que vidas sejam destruídas no trânsito”, explica Diego Brito, superintendente de trânsito de Salvador.

Campanha – A imprudência não acaba bem e resulta em um acidente fatal. Com o intuito de humanizar os dados, a campanha alerta que o motociclista vitimado não é apenas um número, mas que deixa uma família entristecida. A campanha, promovida pela Secretaria Municipal de Comunicação (Secom) e realizada pela agência Viamídia, será veiculada em canais de TV, rádio, redes sociais, mídia digital, outdoors e monitores eletrônicos espalhados pela cidade.
As ações contam com apoio técnico da Vital Strategies, no âmbito da Iniciativa Bloomberg para a Segurança Global no Trânsito (BIGRS, na sigla em inglês), que apoia a Prefeitura de Salvador desde 2020. “Essa já é a quarta campanha de Salvador que tem como base dados e evidências sobre o comportamento dos usuários, quem mais precisa de atenção e como mobilizar esses usuários para prevenir sinistros. Estamos orgulhosos de apoiar a cidade em mais esse esforço de comunicação aliado à fiscalização para mudar comportamentos de risco e ajudar a salvar vidas”, afirma o assessor técnico sênior da Vital Strategies, Omar Jacob.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBF CBX Cinema Cultura Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PCD PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João São Paulo trânsito Uruguai