Programa prioriza regiões em que há casas em situação precária de habitação, com predominância de famílias de baixa renda, mulheres chefes de família, idosos e pessoas com deficiência

Redação Mais – A Prefeitura de Salvador reformou mais 100 casas por meio do programa Morar Melhor em Pituaçu. O prefeito Bruno Reis visitou o bairro nesta sexta-feira (29) para a entrega das intervenções, que promoveram mais dignidade e qualidade de vida para os moradores beneficiados. Esta é a segunda vez que a localidade é contemplada pela iniciativa, que já alcançou 300 famílias da região.
O prefeito destacou o impacto do programa, que completa dez anos em 2025. “A cada entrega do Morar Melhor, tenho a oportunidade de ouvir depoimentos de famílias que tiveram suas vidas transformadas. É realmente emocionante. São momentos como esses que me inspiram, que me dão coragem e mais energia para fazer um trabalho mais dedicado para mudar de verdade a vida das pessoas”, pontuou.

“Estamos chegando à marca de 60 mil imóveis recuperados, justamente neste ano em que o programa completa uma década de existência. E, com certeza, vamos ampliá-lo ainda mais para os próximos anos. O Morar Melhor é a iniciativa que mais as pessoas pedem, é a mais desejada pela população de Salvador”, acrescentou Bruno Reis.
Entre os novos contemplados em Pituaçu está a auxiliar de serviços gerais Irilândia Santana Leal, 39 anos, nascida e criada na comunidade. Mãe solo de Amora, 11, ela morava há sete anos em um imóvel precário, com infiltrações, mofo e apenas um cômodo. “Quando chovia, a água descia pela escada, molhava as paredes e danificava meus móveis. Já perdi uma televisão nova por causa das goteiras. Eu via as nuvens e não dormia, com medo de desabamento”, relembrou.

A reforma transformou a residência dela, que agora conta com dois pavimentos. No térreo, ficaram sala e cozinha. No andar superior, foram construídos quarto e banheiro, além de novas instalações elétricas, revestimento cerâmico, pintura, portas, janelas e cobertura completa. A escadaria também foi refeita, substituindo degraus irregulares que ofereciam risco. “Antes, a casa não tinha estrutura. Hoje, é um sonho realizado. Eu não tinha ânimo, mas agora começo uma nova vida. Vou poder dormir tranquila e pensar no futuro da minha filha”, disse Irilândia, emocionada.

De acordo com a Secretaria de Infraestrutura e Obras Públicas (Seinfra), responsável por coordenar o Morar Melhor, a escolha das áreas pela cidade é feita por poligonais, e não por bairros, para evitar que famílias sejam excluídas por estarem próximas a limites administrativos.
O programa prioriza regiões em que há casas em situação precária de habitação, com predominância de famílias de baixa renda, mulheres chefes de família, idosos e pessoas com deficiência.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBF CBX Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João São Paulo trânsito Uruguai