Honraria foi entregue pela Câmara Municipal de Salvador em sessão solene, na noite do dia 21, por iniciativa do vereador Felipe Santana

Redação Mais – Por iniciativa do vereador Felipe Santana (PSD), a cantora Fafá de Belém foi homenageada pela Câmara Municipal com o Título de Cidadã de Salvador. A honraria foi entregue em sessão solene realizada na noite de quinta-feira (21), no Plenário Cosme de Farias.
Durante a cerimônia, a artista, natural do Pará, agradeceu pelo reconhecimento e afirmou que renascia com a outorga do título. “Nasci como Fafá de Belém e renasço hoje, aqui dentro, com o amor de todos vocês, me tornando Fafá de Salvador”, declarou.
Em seu discurso, Fafá destacou o carinho do público e afirmou ter “nascido” três vezes: a primeira, em 1956, em Belém do Pará, “parida por minha mãe e recebida pelo meu pai, Joaquim Guerreiro”; a segunda, em janeiro de 1975, no palco do Teatro Vila Velha, pelas mãos do produtor Roberto Sant’Anna; e a terceira, agora, com a concessão do Título de Cidadã de Salvador.
Sobre o início da carreira na Bahia, lembrou: “O primeiro show que eu fiz na minha vida foi no Teatro Vila Velha. Eu nunca tinha subido no palco. Durante dois anos isso foi discutido, eu não queria ser cantora, nunca pensei em nada disso, e a Bahia já me abraçou”.
A cantora também recordou memórias afetivas ligadas ao estado. “Acho que a coisa mais avassaladora foi quando eu desci do aeroporto e passei pelo bambuzal. Aquilo é inesquecível, e toda vez que passo por ali considero que estou entrando em um portal. Um portal de felicidade, alegria, colorido, axé e muito carinho”, relatou.
Diretas Já – O vereador Felipe Santana destacou que decidiu homenagear Fafá pelo que ela representa para Salvador e para a democracia brasileira, citando sua influência no movimento Diretas Já. “Fafá de Belém começou sua carreira aqui em Salvador, no Teatro Vila Velha, e este ano comemora 50 anos de trajetória. Além de ser uma grande artista, é uma mulher guerreira que venceu na vida como profissional e teve um papel fundamental também na democracia brasileira”, afirmou.
Ele acrescentou: “Fafá foi uma das vozes que inspiraram a luta pelas Diretas Já. Em tempos de democracia ameaçada, quando alguns tentam colocá-la em xeque, é fundamental reafirmar: o Brasil é um país democrático. Viva a democracia, viva Fafá de Belém, viva seus 50 anos de carreira”.
A jornalista Rita Batista também prestigiou a solenidade e ressaltou a importância da artista: “Fafá de Belém já é patrimônio soteropolitano e patrimônio baiano”.
As vereadoras Marta Rodrigues (PT) e Aladilce Souza (PCdoB) participaram da sessão solene.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Baralho do Crime Bolsonaro Bombeiros Brasil Carnaval CBX Cinema Cultura Câmara dos Deputados Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João trânsito Uruguai