Anuncio

Publicidade

Hábitos de vida podem afetar saúde reprodutiva do homem e comprometer desejo de ser pai, alertam especialistas

Tabagismo, consumo excessivo de álcool e uso de anabolizantes são fatores de risco para a infertilidade

Redação Mais – Apesar de ainda ser um tabu, a infertilidade masculina é responsável por 35% dos casos de infertilidade de um casal em idade reprodutiva. No passado, a reponsabilidade pela gravidez era sempre atribuída à mulher, mas, hoje, já está comprovado que ela deve ser compartilhada igualmente pelos dois sexos. Estima-se que cerca de 35% dos casos de infertilidade podem ser atribuídos à mulher, outros 35% são de responsabilidade do homem, 20% estão relacionados a ambos e 10% são de causas desconhecidas. “Quando um casal não consegue ter filhos naturalmente e vai buscar ajuda especializada, a investigação da infertilidade conjugal deve ser feita sempre pelos dois sexos”, orienta a médica especialista em medicina reprodutiva Valentina Cotrim, do Cenafert – Centro de Medicina Reprodutiva, que integra o Grupo Huntington, um dos principais Grupos de Reprodução Assistida do Brasil

“Infelizmente, por questões culturais ou desinformação, muitos homens ainda associam infertilidade masculina a disfunções sexuais, como impotência ou falta de virilidade. Isso é um enorme equívoco, o que causa a infertilidade dos homens são deficiências na qualidade e quantidade dos espermatozoides”, esclarece a especialista.

A baixa produção de espermatozoides pelos testículos, causada por alterações hormonais, assim como alterações na motilidade e morfologia dos gametas, são alguns dos fatores que influenciam a fertilidade masculina. Há também causas genéticas que podem levar a ausência de produção de espermatozoides (azoospermia) ou concentração muita reduzida de espermatozoides no sêmen (oligozoospermia severa).

Hábitos de vida e fertilidade masculina

Além dos fatores hormonais, genéticos e ambientais, o estilo de vida também podem ser um “vilão” quando o assunto é saúde reprodutiva. “Os hábitos de vida podem comprometer bastante a fertilidade. O tabagismo, o uso de drogas e o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são fatores que podem comprometer a fertilidade do homem”, afirma o urologista João Ricardo Figueiredo, da equipe do Cenafert.

“A obesidade e as Infecções Sexualmente Transmissíveis (IST’s) também são fatores que podem afetar a fertilidade”, afirma o urologista Ewerton Pedrosa Muragaki, da equipe do Cenafert.

De acordo com os especialistas, o uso frequente de anabolizantes por jovens que frequentam academias em busca de aumentar a massa muscular é outro fator de risco para infertilidade. Essas drogas podem causar alterações hormonais, como a queda da testosterona, com redução da produção de sêmen, comprometendo a fertilidade.

A exposição a fatores ambientais (poluição, agentes químicos, solventes, pesticidas e alguns metais pesados) é outro fator de risco para a fertilidade.

Saúde reprodutiva – Segundo Ewerton Pedrosa Muragaki, adotar alguns hábitos faz a diferença para a saúde reprodutiva. Não fumar, praticar atividade física regular, controlar o estresse e a ansiedade, fazer sexo seguro, dormir bem, ter uma alimentação equilibrada, manter uma vida sexual saudável com uma frequência média de três relações por semana, e evitar o consumo excessivo de bebidas alcoólicas são algumas das medidas benéficas para condição de fertilidade.

Além dos hábitos saudáveis, os exames de rotina e a consulta anual ao urologista são fundamentais para a saúde. “Muitos homens não têm uma rotina de consulta com urologista, ao menos uma vez ao ano, para uma avaliação clínica e realização de exames”, finaliza João Ricardo Figueiredo.

________________________________________________________________________________________________________________

Aviação Bahia Baralho do Crime Bolsonaro Bombeiros Brasil Carnaval CBX Cinema Cultura Câmara dos Deputados Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João trânsito Uruguai

Anuncio

Publicidade