Aberta ao público, exibição acontece dia 20 de agosto, às 16h, no Goethe-Institut Salvador

Redação Mais – A tentativa dos Estados Unidos de influenciar a política brasileira não é de hoje. Bem antes do tarifaço de Donald Trump, o Brasil já havia sofrido as consequências da interferência norte-americana. O mundo ainda vivia a Guerra Fria quando os EUA decidiram, em nome do combate ao comunismo na América Latina, remover o presidente brasileiro João Goulart, o Jango, do seu cargo.
As primeiras ações surgem em 1962, com John Kennedy na presidência do país norte-americano. Depois do seu assassinato, em novembro de 1963, o texano Lyndon Johnson assume o comando e mantém a estratégia. Em 1964, o então presidente brasileiro é deposto e o país sofre um golpe militar.
É sobre isso que o Cineclube ALB vai tratar em sua próxima sessão, no dia 20 de agosto (quarta-feira), quando será exibido o documentário ‘O dia que durou 21 anos’ (2012), de Camilo Tavares. O filme explora o papel que os EUA tiveram no regime militar que se estendeu por 21 anos, até 1985. Investiga, ainda, o papel do embaixador Lincoln Gordon, gerenciando um polpudo orçamento destinado a financiar estudos e disseminar propaganda para desestabilizar o governo do presidente João Goulart. Parece familiar aos dias de hoje?
Para responder essa e outras perguntas, e debater o assunto com o público, teremos como convidados o historiador e professor Rafael Dantas e o geólogo e professor Arno Brichta, ex-preso político. A mediação é dos Acadêmicos Carlos Ribeiro e Décio Torres Cruz, coordenadores do evento. A realização acontece em cooperação com o Goethe-Institut Salvador.
A entrada é aberta ao público e gratuita.
A ALB tem apoio financeiro do Governo da Bahia, através do Fundo de Cultura, Secretaria da Fazenda (Sefaz-BA), Secretaria de Cultura da Bahia (Secult-BA) e da Assembleia Legislativa da Bahia (ALBA).
SERVIÇO
O QUE: CINECLUBE ALB – ’O dia que durou 21 anos’ (2012), de Camilo Tavares
Convidados: Historiador e professor Rafael Dantas; geólogo, professor e ex-preso político Arno Brichta
QUANDO: 20 de agosto, quarta-feira, 16h
ONDE: Auditório do Goethe-Institut Salvador – Av. Sete de Setembro, 1809, Corredor da Vitória
QUANTO: Aberto e gratuito

________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Baralho do Crime Bolsonaro Bombeiros Brasil Carnaval CBX Cinema Cultura Câmara dos Deputados Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João trânsito Uruguai