Anuncio

Publicidade

Subúrbio ganha novo Cras e posto do CadÚnico para atender mais de 5 mil famílias em situação de vulnerabilidade social

Unidades vão descentralizar os atendimentos; moradores do Subúrbio não precisarão mais se deslocar para o centro da cidade

(Foto: Valter Pontes/ Secom PMS)

Redação Mais – A Prefeitura de Salvador entregou, nesta segunda-feira (4), um novo Centro de Referência de Assistência Social (Cras) e uma unidade do Cadastro Único (CadÚnico) no Subúrbio Ferroviário. Os equipamentos estão localizados na Avenida Afrânio Peixoto (Suburbana), na entrada de Boa Vista do Lobato, e contam com infraestrutura moderna para atender com conforto e agilidade os moradores em situação de vulnerabilidade que vivem na região.

Durante as inaugurações, o prefeito Bruno Reis destacou que o Cras serve como porta de entrada para todos os serviços e suporte psicossocial, além de acesso a programas e benefícios eventuais. Mais ampla e com melhor acessibilidade, inclusive para os usuários do transporte público, a nova sede substitui a antiga que funcionava no Parque São Bartolomeu. O equipamento, que funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h, tem capacidade para acolher mais de 5 mil famílias da região.

“Um equipamento como esse vai atender esta região, que é uma das mais pobres de Salvador e com mais pessoas carentes que precisam do apoio social da Prefeitura. E esse é o objetivo do Cras. Nele, cadastramos as famílias para receber o benefício do Bolsa Família, o apoio com a cesta básica. Esse espaço também é a porta para os serviços de fortalecimento de vínculos para famílias”, afirmou Bruno Reis.

(Foto: Valter Pontes/ Secom PMS)

O prefeito reforçou ainda que o programa Vida Nova tem sido uma das principais estratégias do município para mudar a realidade das famílias que estão em situação de pobreza e extrema pobreza. A iniciativa conta com cerca de 500 agentes que percorrem as comunidades para que essa população tenha acesso ao direito de progressão social e de autonomia financeira.

(Foto: Valter Pontes/ Secom PMS)

Abrangência – O novo Cras inaugurado no Subúrbio tem capacidade para atender até 5 mil famílias nas localidades de Plataforma, Parque São Bartolomeu, São João do Cabrito, Pirajá e Marechal Rondon.

A estrutura inclui recepção, salas de atendimento, brinquedoteca, sala multiuso, copa, almoxarifado e sanitários adaptados para pessoas com deficiência. O local conta ainda com assistentes sociais, psicólogos, educadores sociais, técnicos do Sistema Único de Assistência Social (Suas) e entrevistadores do CadÚnico.

(Foto: Valter Pontes/ Secom PMS)

Entre os serviços oferecidos estão o Serviço de Proteção e Atendimento Integral à Família (Paif), atividades do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos (SCFV), assim como encaminhamentos para benefícios como auxílio-natalidade, auxílio-moradia e alimentação. “É uma unidade que também oferece capacitação profissional. Para isso, temos parcerias com o programa Agente Empreendedor, além de ações voltadas à inclusão produtiva e à inserção de jovens no mercado de trabalho”, frisou o secretário de Promoção Social, Combate à Pobreza, Esportes e Lazer (Sempre), Júnior Magalhães.

(Foto: Valter Pontes/ Secom PMS)

Ele destacou que a Prefeitura irá modernizar todos os 28 Cras existentes na capital baiana, alguns com estruturas próprias, em padrão modelo. “Estamos buscando imóveis próximos das comunidades, com facilidade de transporte e de acesso, para realmente fazer a diferença na vida das pessoas. A meta é, até o fim da gestão, entregar todos os equipamentos em sedes adequadas e adaptadas à população em vulnerabilidade”, disse.

(Foto: Valter Pontes/ Secom PMS)

CadÚnico – Já o novo posto do CadÚnico, entregue ao lado do Cras, vai descentralizar os atendimentos. Com isso, os moradores do Subúrbio não precisarão mais se deslocar para o centro da cidade para efetuar ou atualizar o cadastro.

A unidade possui nove profissionais de atendimento e capacidade para receber cerca de 250 pessoas por dia, sem necessidade de agendamento. O espaço é climatizado e equipado com rede lógica e estrutura completa para realizar inscrições e atualizações cadastrais. O atendimento ocorre de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h.

________________________________________________________________________________________________________________

Aviação Bahia Baralho do Crime Bolsonaro Bombeiros Brasil Carnaval CBF Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música NAC Bahia PCBA PMBA Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João trânsito Turismo Uruguai

Anuncio

Publicidade