Programação deste ano será marcada por celebrações religiosas, apresentações musicais, procissões e iniciativas sociais, todas com acesso gratuito

Redação Mais – A Prefeitura de Salvador e as Obras Sociais Irmã Dulce (Osid) iniciam, nesta sexta-feira (1º), a Festa de Santa Dulce dos Pobres 2025, com uma missa solene às 8h30 no Santuário Santa Dulce dos Pobres, no Largo de Roma. Em seguida, será realizada a entrega da Praça Bom Viver, do Centro de Geriatria e Gerontologia da Osid, no Largo de Roma. Os eventos terão a presença do prefeito Bruno Reis, acompanhado de gestores municipais.
A Festa Litúrgica em honra a Santa Dulce dos Pobres pretende reunir, do dia 1º a 13 de agosto, milhares de fiéis, devotos e admiradores da vida e obra da primeira santa nascida no Brasil. Com o tema “Como Santa Dulce dos Pobres, somos peregrinos de esperança”, a programação deste ano será marcada por celebrações religiosas, apresentações musicais, procissões e iniciativas sociais, todas com acesso gratuito.
Além do apoio da Prefeitura de Salvador, o evento também conta com a cobertura da emissora católica de televisão Rede Vida.

Programação cultural – A abertura oficial da programação será realizada no dia 1º de agosto, com a Missa Solene, às 8h30, seguida do hasteamento da bandeira da festa, às 10h, no Santuário. A agenda do dia inclui ainda a abertura da quermesse, às 15h, e o início da trezena solene, às 18h. Os trezes dias do evento serão marcados por celebrações e bênçãos diárias, além de atividades culturais.
Este evento chega à terceira edição e cresce a cada ano. A programação cultural será concentrada na Praça Irmã Dulce (Largo de Roma) reunindo nomes como Johnny Mendes e Orquestra Compassos (dia 9). No dia seguinte (10), haverá um tributo especial à Santa Dulce com Targino Gondim, Del Feliz, Adelmário Coelho e outros convidados. As apresentações ainda terão Banda Dominus (dia 11), Anjos de Resgate (12) e Padre Antônio Maria (13).
O ponto alto das comemorações será em 13 de agosto, data litúrgica de Santa Dulce. O encerramento da festa será marcado pela Missa Campal que será presidida pelo arcebispo e primaz do Brasil, cardeal Dom Sérgio da Rocha, às 17h. Após o evento, acontecerá a Procissão da Luminosa que ocorrerá da Praça Irmã Dulce com destino à Colina Sagrada.

Vila gastronômica, carreata, passeio ciclístico e mais
As ações incluem ainda “Santa Dulce Itinerante”, com a imagem da santa visitando paróquias de Salvador até 8 de agosto. Os fiéis ainda poderão participar de atividades paralelas como a vila gastronômica, serviços de saúde gratuitos, caminhada das Amigas de Dulce, carreata, passeio ciclístico e a Rota da Fé.
A agenda inclui ainda diversas procissões pela cidade, como a da Memória (dia 3 de agosto, às 8h), que sairá do Santuário de Santa Dulce para a Igreja da Conceição da Praia; a dos Arcos (dia 8, às 17h, saindo da Igreja do Bonfim para o Santuário de Santa Dulce); e a dos Nós (dia 12, às 15h, do Santuário de Santa Dulce para a Igreja do Bonfim).
Santa Dulce dos Pobres foi uma realizadora e uma inspiração para que outras pessoas também lutem por seus sonhos. Conhecida como o Anjo Bom da Bahia, ela é a primeira santa brasileira de nosso tempo — uma figura que vai além da fé religiosa, representando uma causa humanitária que transcende crenças.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Baralho do Crime Bolsonaro Bombeiros Brasil Carnaval CBF Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música NAC Bahia PCBA PMBA Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João trânsito Turismo Uruguai