Com quatro frequências semanais a partir de janeiro de 2026, nova operação integra estratégia do governo para fortalecer a Bahia como destino global

Redação Mais – “A conectividade aérea tem importância fundamental no desenvolvimento da atividade turística”, pontuou o secretário de Turismo, Maurício Bacelar, na ocasião da reativação da rota partindo da capital panamenha para Salvador. O trabalho constante do Governo da Bahia na atração de voos internacionais para o estado se fortalece com a divulgação de pesquisa pela Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), sobre a chegada de quase 100 mil visitantes estrangeiros no estado, durante o primeiro semestre de 2025.
Negociada com a Copa Airlines, por meio da Secretaria de Turismo da Bahia (Setur-BA), em parceria com o Salvador Bahia AirPort (Rede Vinci) e a Embratur, a retomada do voo Panamá-Salvador, passa a operar em quatro voos por semana (segundas, quartas, sextas e domingos). Interrompida desde a pandemia da Covid-19, desta vez, os dois destinos serão ligados a partir de 7 de janeiro de 2026, em aeronave Boeing 737-800, com capacidade para 166 passageiros. “Na semana passada, anunciamos a retomada do voo direto Salvador-Panamá, uma ligação muito importante entre a Bahia e um grande hub internacional operado pela Copa Airlines, que vai nos conectar diretamente ao norte da América do Sul, ao Caribe, à América Central e à América do Norte”, anunciou o secretário Bacelar. Em cerimônia realizada no aeroporto de Salvador, na quinta-feira (3), a Copa Airlines oficializou a retomada do voo da Cidade do Panamá (América Central) para a capital baiana.

Expansão da malha aérea – A Bahia possui uma ligação importante com os principais mercados emissores da América do Sul, com voos diretos para Buenos Aires, Montevideo e também para Santiago, que se somam à ligação estratégica na Europa, seja na ligação direta com Lisboa, Madri e Paris, onde também há conexão com 187 destinos da própria Europa, Ásia e África. Essa conectividade estratégica montada pelo Governo da Bahia tem transformado o estado em um destino global.
Destino Bahia – O estado também ocupa no período, o terceiro maior crescimento percentual entre as unidades da Federação, com 62% entradas a mais que nos seis primeiros meses de 2024, quando a marca foi de 61.669. Os dados também foram comemorados Setur que tem atuado constantemente na promoção do destino Bahia para o Brasil e outros países. Na apresentação do destino, a Bahia ganha ênfase pela mistura vibrante da cultura afro-brasileira, história colonial, paisagens naturais e uma culinária cheia de sabores marcantes, além do povo acolhedor e festas populares únicas.

A francesa Marina Nicolas, 52, revelou o lugar que mais gostou de visitar. “Ficamos por apenas dois dias e adoramos conhecer o Pelourinho”, revelou. Opinião semelhante a da croata Ivana, que recomendou o Centro Histórico da capital baiana, além da Ilha de Boipeba, no Litoral Sul do estado. Ambas foram enfáticas ao afirmar que voltarão à Bahia em outra oportunidade.
Período junino – Ainda de acordo com a Embratur, no último mês de junho, os destinos baianos receberam 8.334 turistas internacionais, 54,5% a mais que no sexto mês de 2024, quando o número de chegadas ficou em 5.393. “O São João se transformou numa grande festa global. Através de nossas pesquisas, detectamos a presença de turistas estrangeiros nas 13 zonas turísticas do estado, conhecendo as características e as especificidades do nosso São João. Antes, estivemos em São Paulo, no Rio de Janeiro, em Minas Gerais e em Brasília, mostrando também a estes públicos as características que só a Bahia tem durante os festejos juninos”, reforçou Bacelar.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Baralho do Crime Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBF Cinema Cultura Câmara dos Deputados Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música NAC Bahia PCBA PMBA Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João trânsito Turismo Uruguai