Fotógrafo, falecido em maio, foi um dos mais engajados na luta contra o desmatamento no Brasil

Redação Mais – O segundo semestre começa agitado para Alex Sá Gomes, nome à frente da Terra Verde Paisagismo. Após realizar a exposição fotográfica Uma viagem aos jardins do Japão, o paisagista e engenheiro agrônomo se prepara para apresentar seu espaço na edição 2025 da Casacor Bahia. O maior evento de decoração, arquitetura e paisagismo do estado acontece de 8 de julho a 7 de setembro na Casa Nossa Senhora das Mercês, na Avenida Sete de Setembro, em Salvador.
Com cerca de 600 m², o Jardim das Árvores homenageia o fotógrafo Sebastião Salgado, falecido em maio, um dos mais engajados na luta contra o desmatamento no Brasil. O projeto também dialoga com o tema da Casacor Bahia deste ano, “Semear Sonhos”. O espaço de Alex abriga ainda uma obra de Bel Borba, A mão, em uma integração entre arte e natureza.
No centro da Casa Nossa Senhora das Mercês, o espaço convida à reflexão, estimulando o público a pensar sobre a atual situação do ecossistema brasileiro e a herança ambiental que deixaremos para as próximas gerações.
“Mais do que criar um jardim esteticamente bonito, queremos provocar uma reflexão sobre a importância das árvores em nossas vidas e o impacto das escolhas de hoje nas futuras gerações”, afirma Alex. “Dedicamos esse trabalho a Sebastião e Lélia Salgado, que conseguiram regenerar uma área degradada em Minas Gerais com um trabalho exemplar de reflorestamento.”
Sobre a composição do espaço, ele detalha: “Um espaço que antes estava vazio, agora está cheio de ipês, pau-brasil, pau-ferro, bauínias, sete-copas e tantas outras espécies. Queremos que o visitante da Casacor, ao chegar ao nosso espaço, sinta-se abraçado pela natureza. Que encontre paz e prazer em sentar e desfrutar um pouco de tudo que fizemos com tanto carinho e respeito ao meio ambiente.”
Um defensor ativo da natureza, Alex cita o Jardim das Árvores como um desdobramento de seu projeto nas redes sociais, representado pela hashtag #tafaltandoarvore, usada para denunciar, por meio de fotos e vídeos, a ausência de áreas verdes na maioria das cidades brasileiras, especialmente em Salvador e Itabuna, sua cidade natal.
Ficha técnica
Casacor Bahia 2025
Espaço de Alex Sá Gomes: Jardim das Árvores
Destaque: homenagem ao fotógrafo Sebastião Salgado (falecido em maio de 2025), com obra de Bel Borba em exposição
Quando: de 8 de julho a 7 de setembro
Onde: Casa Nossa Senhora das Mercês – Av. Sete de Setembro, 1105, Centro
Tema: “Semear Sonhos”
Ingressos: https://appcasacor.com.br/events/bahia-2025/tickets
Instagram: @alex.paisagismo
Parceiros do espaço Jardim das Árvores (ordem alfabética):
Anauá Revestimentos, Areka’a – Arte da Mata, Básica Home, Bel Borba, Camaçari Indústria de Piscinas, Horto Capital do Verde, Jardins e Afins, Luminata
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Baralho do Crime Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval CBF Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música NAC Bahia PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança Senado SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João trânsito Uruguai