Com turmas de até 20 alunos por aula, projeto oferece skates, capacetes e fardamentos gratuitos, viabilizados por meio de parcerias

Redação Mais – Na Escola Municipal 2 de Julho, no bairro de Itinga, em Lauro de Freitas, o som das rodinhas deslizando pelo concreto da quadra se mistura com risadas infantis e falas de incentivo da equipe do projeto “Skate em Ação”, uma iniciativa que une esporte, educação e inclusão social. Essa ação conta com a parceria da Prefeitura de Lauro de Freitas, cidade da região metropolitana de Salvador, em uma ação de transversalidade entre as secretarias municipais de Educação (Semed) e de Cultura, Lazer, Juventude e Esporte (Seculje).
De um lado, alguns tentam manter o equilíbrio, enquanto outros arriscam manobras mais ousadas, sob os olhos atentos de Henderson Aires, um nome conhecido no mundo do skate e sua equipe. Henderson, morador de Itinga e profissional do skate desde 2004, criou o projeto em 2014 e, após passar por outras regiões do país, a iniciativa ganhou força em sua cidade com a parceria da prefeitura. Hoje, o Skate em Ação atende mais de 280 crianças e jovens em três comunidades: Itinga, Quintas do Picuaia e Quingoma.

O projeto Skate em Ação não se limita a ensinar manobras, segundo o idealizador do projeto. “O skate é um atrativo, mas nossa ideia é trabalhar o equilíbrio físico e emocional, a concentração e a coordenação motora”, explicou Henderson. Com turmas de até 20 alunos por aula, o projeto oferece skates, capacetes e fardamentos gratuitos, viabilizados por meio de parcerias.
A pequena Maitê, de 5 anos, é uma das estrelas mirins do projeto. Sua mãe, Islayne Araújo, conta como a iniciativa mudou a rotina da filha. “Na primeira aula, ela mandou um áudio super feliz, dizendo que estava realizada. Praticar esporte é importante, e ela se identificou demais com o skate”.

Para muitos participantes, o projeto é mais que uma atividade física é um caminho para o futuro. Evelyn Trindade, 12 anos, moradora de Itinga, vê no skate uma forma de diversão e autoexpressão. Já Enzo Alexandre Nascimento, 11 anos, sonha alto. “Adoro as manobras radicais. Quero ser um atleta profissional”.
Reconhecido pela Confederação Brasileira de Skate, o projeto já está no mapa de iniciativas esportivas do país. E a meta é ampliar ainda mais. “Queremos chegar a outros bairros de Lauro de Freitas, como Vida Nova, Centro e Areia Branca”, planeja Henderson.

Enquanto isso, nas escolas de Lauro de Freitas, cada queda, cada risada e cada manobra bem-sucedida viram histórias de superação, dedicação e mostram que com empenho da gestão municipal, de projetos sociais comprometidos e a credibilidade da comunidade, as crianças de Lauro de Freitas podem sonhar alto e ocupar espaço.
Mais informações e inscrições para aulas experimentais podem ser feitas aqui. O projeto atende crianças a partir de 5 anos e jovens até 20 anos.
________________________________________________________________________________________________________________
Aviação Bahia Baralho do Crime Bolsonaro Bombeiros Brasil Carnaval CBF Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música NAC Bahia PCBA PMBA Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São João trânsito Turismo Uruguai