Anuncio

Publicidade

“Habemus papam!”: Cardeal americano é o novo líder da Igreja Católica

Robert Francis Prevost, agora Leão XIV, é o primeiro estadunidense a ocupar o cargo mais alto da Cúria Romana

Papa Leão XIV saúda fiéis da Praça São Pedro (Foto: reprodução / Vatican News)

Por Wagner Ferreira O novo papa foi anunciado, no início da tarde desta quinta-feira (8) após o surgimento da fumaça branca na chaminé do telhado da Capela Sistina, que sinalizava que os 133 cardeais reunidos haviam chegado a um consenso. O sinal deixou milhares de fiéis, que lotavam a Praça São Pedro, no Vaticano, em êxtase. Minutos depois, surge na sacada da Basílica de São Pedro, uma surpresa: Robert Francis Prevost, dos Estados Unidos, que não integrava a lista de favoritos ao papado. O nome escolhido pelo novo pontífice é Leão XIV.

Prevost tem 69 anos e é o primeiro papa estadunidense da história. Ele sucede Francisco, falecido no último dia 21.

Mesmo com a sua origem norte-americana, a maior parte da carreira religiosa de Prevost – que agora é o papa de número 267 em quase 2 mil anos – foi construída na América Latina, em especial no Peru. Foi lá que ele se destacou até alcançar os cargos mais altos da Cúria Romana.

O anúncio de Robert Francis Prevost aconteceu pouco mais de uma hora depois que fumaça branca surgiu, no início da tarde desta quinta-feira (8), da chaminé instalada sobre a Capela Sistina, sinalizando que os 133 cardeais reunidos haviam chegado a um consenso.

Cerimônia – De acordo com o Vaticano, depois da aparição de Robert Francis Prevost na janela da Basílica de São Pedro, ele retorna à Capela Sistina, onde inicia-se uma breve cerimônia, introduzida pela saudação do cardeal mais antigo da Ordem dos Bispos.

Prevost com o então papa João Paulo II (Reprodução Frequência Católica)

O cardeal-sacerdote mais antigo lê uma passagem do Evangelho, que pode ser “Tu és Pedro e sobre esta pedra edificarei a minha Igreja” ou “Apascenta as minhas ovelhas”. O protodiácono, em seguida, oferece uma oração pelo papa recém-eleito.

Logo depois, todos os cardeais eleitores, em ordem de precedência, aproximam-se para saudar o novo pontífice e jurar-lhe obediência. A cerimônia termina com o canto do Te Deum, conduzido pelo próprio papa recém-eleito.

________________________________________________________________________________________________________________

Aviação Bahia Baralho do Crime Bolsonaro Brasil Carnaval CBF Cidade Baixa Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música NAC Bahia PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São Paulo trânsito Uruguai

Anuncio

Publicidade