Processo acontece de forma presencial na sede da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania

Redação Mais – A Prefeitura de Lauro de Freitas, por meio da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Social e Cidadania (Semdesc), realiza o recadastramento obrigatório dos beneficiários do Programa Bolsa Aluguel, conforme estabelecido no Decreto nº 5.446/2025, de 25/2. O processo acontece de forma presencial na sede da pasta, localizada na Rua Renato Conceição Bispo da Silva, Centro, com o objetivo garantir que o benefício seja destinado a quem realmente necessita.
A diretora do recadastramento, Carmem Lúcia Aras, explicou que o procedimento segue até 11 de abril, inclusive aos finais de semana. “Estamos aqui com uma equipe extensa disponível para atender de forma ágil. Os beneficiários ativos podem vir à secretaria com os documentos necessários para garantir a continuidade do pagamento. Quem não fizer esse recadastramento terá o benefício suspenso. A expectativa é recadastrar 944 pessoas”, disse.
O atendimento acontece de segunda a sexta-feira, das 8h às 12h e das 14h às 17h; e aos sábados e domingos, das 8h às 14h. Esse recadastramento é fundamental para manter a regularidade do programa e garantir que o auxílio continue a beneficiar famílias que precisam. Beneficiários que não cumprirem o prazo estabelecido poderão ter o benefício suspenso.
A titular da secretaria, Diana Souza, destacou a importância da ação para as famílias. “Esse benefício ajuda muitas famílias do município em situação de vulnerabilidade. Qualquer dúvida com relação aos documentos, a comunidade pode procurar o Centro de Referência de Assistência Social (Cras) do seu bairro”, destacou a gestora.

Gilmara Carvalho é beneficiária do programa há um ano e foi à Semdesc garantir a continuidade do benefício. “Eu consegui esse benefício da prefeitura, que é muito importante e ajuda pessoas com dificuldade a pagar a moradia, eu sempre morei de aluguel. Sou muito grata por esse auxílio”, informou.
Para realizar o recadastramento é necessário apresentar os seguintes documentos originais e fotocópias: formulário de recadastramento preenchido; documento de identificação oficial com foto; certidão de casamento; declaração de união estável; certidão de divórcio averbada ou declaração verbal de estado civil; número de Identificação Social (NIS), se houver; comprovante ou declaração de renda familiar; comprovante de inscrição no Cadastro de Pessoa Física (CPF); contrato de locação do imóvel e aditivos de renovação, se houver; comprovantes dos últimos seis meses de pagamento de aluguel; comprovante de residência; documento de identificação oficial com foto do locador responsável pelo contrato; autodeclaração se não possuir imóvel próprio; e autodeclaração de que o imóvel próprio está em situação de risco ou emergência, se for o caso.
O atendimento prioritário para idosos com 60 anos ou mais, pessoas com deficiência (PcD), pessoas com Transtorno do Espectro Autista (TEA) e pessoas com restrição de locomoção, segue até 23/3. Mais informações e dúvidas podem ser esclarecidas pelo número de WhatsApp (71) 9 9167-6167.
Autismo Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Carnaval Cidade Baixa Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Entorpecentes Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música NAC Bahia PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São Paulo trânsito Uruguai