Anuncio

Publicidade

Show Sambelas celebra protagonismo feminino no samba baiano

Repertório mescla tradição e contemporaneidade, desde os clássicos do samba de roda do Recôncavo Baiano até composições de grandes nomes como Dorival Caymmi, Roque Ferreira e Caetano Veloso

(Divulgação)

Redação Mais – Clécia Queiroz e Maira Lins fazem do show Sambelas uma vibrante celebração do samba de roda baiano, através da força feminina. A apresentação acontece na Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA), terça-feira (11) às 20h, em Salvador. O repertório, cuidadosamente selecionado, mescla tradição e contemporaneidade, e percorre desde os clássicos do samba de roda do Recôncavo Baiano até composições de grandes nomes que dialogam com esse gênero, como Dorival Caymmi, Roque Ferreira e Caetano Veloso.

Além disso, o show homenageia intérpretes femininas que marcaram a história do samba, como Clara Nunes e Alcione. O resultado é um espetáculo que equilibra tradição e renovação, celebrando aqueles que mantêm viva a essência do samba. A banda que acompanha é formada por Dudu Reis (cavaquinho), que divide a direção musical com Marcos Bezerra (violão), Gel Barbosa (acordeon), Zé Mário (bandolim), Rafael Santana (Bolota) e Alex Brandão (percussão).

A união entre Clécia Queiroz e Maira Lins nasceu da visão das produtoras Pool Produções e Hora Produções, que identificaram a potência artística das artistas no palco. “Além da admiração e do respeito mútuo, vimos nessa junção uma oportunidade de fortalecer a presença feminina no samba, reafirmando o papel das mulheres como protagonistas dessa história”, destaca Clécia. Para Maira, “O repertório desse show atesta a multiplicidade das facetas do samba, dos seus sotaques e linguagens. Apesar de sermos do mesmo lugar e termos nossas carreiras voltadas para o samba, conseguimos mostrar a plasticidade do gênero, inclusive em termos cênicos.”

(Divulgação)

A essência do show está na diversidade do samba e na sua capacidade de evocar diferentes emoções. “O samba transita entre dores de amor, saudades, tristezas, mas também fala de fé, crenças e mitos, além da alegria contagiante que transforma quem o escuta. Queremos proporcionar ao público uma experiência vibrante e envolvente, onde cada pessoa possa sentir essa energia e celebrar conosco essa tradição tão rica e potente”, afirma Clécia. Já Maira reforça que “A força feminina do samba está presente do início ao fim do espetáculo. É assim que vejo o samba e a alma desse show.”

Maira Lins é uma cantora e compositora baiana com mais de uma década de carreira, que se destaca no cenário do samba e da MPB. Sua trajetória é marcada por performances vibrantes e pela valorização da cultura afro-brasileira.

Clécia Queiroz é uma das grandes vozes do samba brasileiro, com uma trajetória marcada por emoção e conquistas. Nascida em Ilhéus (BA), sua música reflete a riqueza da cultura afro-brasileira, com forte influência do samba da Bahia e referências ao Candomblé. Ao longo da carreira, se apresentou em importantes palcos do Brasil e do exterior, incluindo EUA, Espanha e países africanos.

Além de cantora, é atriz, dançarina e pesquisadora, doutora em Difusão do Conhecimento pela Ufba e mestre em Artes pela Howard University (EUA). Foi professora na UFS e atualmente leciona na Ufba. Com quatro discos solo e premiações em música e teatro, também se dedica à difusão do samba de roda por meio de pesquisas, publicações e oficinas internacionais.

________________________________________________________________________________________________________________

Sambelas – Com Clécia Queiroz e Maira Lins
• Data: 11 de março (terça-feira) às 20h
• Local: Sala do Coro do Teatro Castro Alves (TCA)
• Vendas: Sympla e Bilheteria do TCA
• Ingressos: Meia-entrada R$ 30 | Inteira R$ 60
• Classificação: Livre

________________________________________________________________________________________________________________

Autismo Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Carnaval Cidade Baixa Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Entorpecentes Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música NAC Bahia PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São Paulo trânsito Uruguai

Anuncio

Publicidade