Arquimemória 6 traz o tema central “Democracia, Diversidade e Reconstrução”
Redação Mais – O encontro internacional ArquiMemória 6, considerado o maior e mais importante fórum de debate sobre a preservação do patrimônio edificado no Brasil, reunirá entre os dias 5 e 8 de novembro em Salvador profissionais atuantes nas mais diversas áreas da Arquitetura e do Patrimônio – professores, estudantes, pesquisadores dirigentes e técnicos de órgãos federais, estaduais e municipais, arquitetos, urbanistas e profissionais liberais atuantes nas áreas de preservação e patrimônio cultural.
Nos dias 05, 06 e 07 o ArquiMemória 6 será realizado no Senai/Cimatec e no dia 08 na Faculdade de Arquitetura da Ufba pela manhã e na Reitoria da Universidade pela tarde. A estimativa é de 700 participantes.
Nesta sexta edição, o tema central é “Democracia, Diversidade e Reconstrução”. Iniciativa conjunta do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), através do Departamento da Bahia (IAB-BA) e da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Faufba), o ArquiMemória 6 busca aprofundar o debate sobre democracia, direitos humanos e sobre o respeito à diversidade em suas múltiplas expressões, num momento em que o contexto global atual, marcado pela ascensão de regimes autoritários e conflitos armados, demanda uma reflexão profunda sobre o papel da preservação da memória e do patrimônio.
De acordo com a organização do evento, a preservação da memória não pode ser dissociada das questões sociais, étnicas, raciais e de gênero que mobilizam sociedades ao redor do mundo, além dos impactos das mudanças climáticas.
Programação – O ArquiMemória 6 será realizado a partir de 10 conferências magistrais e 35 mesas de debates com renomados profissionais brasileiros e estrangeiros. Haverá também sessões de comunicações temáticas, colóquios temáticos, exposição de projetos e lançamento de livros. Serão debatidos temas capitais para os dias de hoje como a reconstrução dos palácios de Brasília após o 08 de janeiro, a preservação do patrimônio quilombola e a contribuição dos povos da diáspora negra para o Brasil e a estruturação dos centros históricos para a ocupação por moradias.
Comemorações Importantes – O ArquiMemória 6 acontece em um ano significativo, marcando 60 anos da Carta de Veneza e 30 anos da Conferência de Nara sobre autenticidade. O evento buscará refletir sobre a relevância desses documentos fundamentais para a preservação do patrimônio edificado, explorando sua aplicabilidade em diferentes contextos culturais. O evento é um chamado à reflexão sobre a importância das políticas de memória e patrimonialização como instrumentos de fortalecimento da democracia, da diversidade cultural e da justiça social.
O ArquiMemória 6 é uma iniciativa conjunta do Instituto de Arquitetos do Brasil (IAB), através do Departamento da Bahia (IAB-BA), e da Faculdade de Arquitetura da Universidade Federal da Bahia (Faufba), através do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (PPG-AU) e do Mestrado Profissional em Conservação e Restauração de Monumentos e Núcleos Históricos (MP-Cecre).
O ArquiMemória 6 é uma co-promoção do Centro Universitário Senai Cimatec e conta com o patrocínio do Conselho de Arquitetura e Urbanismo do Brasil (CAU/BR), Conselho de Arquitetura e Urbanismo da Bahia (CAU/BA). Caixa Econômica Federal, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan), Instituto do Patrimônio Artístico e Cultural da Bahia (IPAC), Bahiagás e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Emprego e Renda da Prefeitura Municipal de Salvador. Conta também com o apoio da Coordenação de Aperfeiçoamento do Pessoal de Nível Superior (Capes), da Embaixada Francesa no Brasil e da Rio Books.
As inscrições são realizada no site: www.even3.com.br/arquimemoria6
Informações de Contato:
E-mail Produção: arquimemoria6@gmail.com
Instagram: @arquimemoria6
Facebook: arquimemoria6
Aviação Bahia Bancos Bolsonaro Brasil Camaçari Carnaval 2024 CBF Chuvas Cultura Drogas Educação Eleições 2024 Entorpecentes Estupro Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Israel Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Mulheres Música NAC Bahia Nordeste PCBA PCD PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro RIo Grande do Sul Salvador Saúde Segurança SSPBA STF Ufba Uruguai