Ação itinerante, coordenada pela Secretaria de Direitos Humanos, acontece sexta-feira (20), das 8h às 16h, no Pestalozzi e no Cape-Bahia, em Ondina

Redação Mais – Salvador terá mais uma edição especial da Caravana de Direitos Humanos na sexta-feira (20). Desta vez, integrada à agenda do Setembro Verde – mês de luta das pessoas com deficiência. A ação itinerante vai promover acesso à cidadania e ofertar serviços públicos gratuitos, das 8h às 16h, no Centro Estadual de Educação Pestalozzi Bahia e no Centro de Apoio Pedagógico Especializado da Bahia (Cape-BA), localizados na Avenida Milton Santos, s/n, no bairro de Ondina.
Serão disponibilizados serviços como emissão de RG, da Certidão de Nascimento e do Passe Livre Intermunicipal Digital; cadastro, consultas e emissão da Carteira de Identificação para Pessoas com Transtorno do Espectro Autista – CIPTEA; atendimento e orientação ao consumidor, com o Procon-BA. Também serão ofertados atendimento à pessoa surda, para qualquer demanda, através da Central de Intérprete de Libras on-line; atendimento jurídico e de serviços da Embasa; cadastro e serviço de intermediação para o trabalho; inscrição para atividades esportivas; massagem às cegas; atendimento e orientações trabalhistas; registro de paternidade, entre outros.
Parceiros – Nesta edição, em que a iniciativa se insere no contexto do ‘Setembro Verde’, são parceiros da Caravana as secretarias estaduais de Segurança Pública (SSP), através do Instituto de Identificação Pedro Mello (IIPM) e da Superintendência de Prevenção à Violência e da Valorização Profissional (Sprev); do Trabalho, Emprego, Renda e Esportes (Setre), através do Serviço de Intermediação para o Trabalho (SineBahia) e da Superintendência de Desportos (Sudesb); da Educação (SEC); da Agricultura, Pecuária, Irrigação, Pesca e Aquicultura; da Saúde (Sesab); de Políticas para as Mulheres (SPM); de Assistência e Desenvolvimento Social (Seades); a Associação dos Registradores Civis de Pessoas Naturais do Estado (Arpen); a Defensoria Pública do Estado (DPE); o Ministério Público do Estado (MPBA); a Defensoria Pública da União (DPU); a Embasa e Detran.
Coordenada pela Secretaria de Justiça e Direitos Humanos (SJDH), a Caravana articula diversos órgãos públicos federais, estaduais e municipais, mobilizando as redes de proteção e defesa dos direitos humanos nos territórios de identidade do estado. Desse modo, a ação é desenvolvida de forma transversal e em rede, ampliando a política da SJDH nos territórios, através de atividades de capacitação e formação em Direitos Humanos, e da oferta de políticas públicas de acesso à justiça e direitos.


Norteada pelo eixo ‘Educação e cultura em direitos humanos’, a estratégia de formação se dá através de oficinas direcionadas a estudantes da rede pública de ensino, buscando despertar a consciência coletiva para a importância do convívio social com respeito à diversidade e à pluralidade.
Setembro Verde – Em 2023, o governador Jerônimo Rodrigues sancionou a Lei 14.560/23, que instituiu o Setembro Verde. O objetivo é intensificar, nesse mês, a divulgação e promoção de políticas voltadas às pessoas com deficiência, sensibilizando a população quanto à relevância da inclusão social desse segmento. A data é alusiva ao 21 de setembro, Dia Nacional da Luta das Pessoas com Deficiência.
SERVIÇO:
O quê: Caravana de Direitos Humanos
Onde: Centro Estadual de Educação Pestalozzi Bahia e no Centro de Apoio Pedagógico Especializado da Bahia (CAPE-BA), na Av. Milton Santos, s/n, Ondina
Quando: 20 de setembro (sexta-feira), das 8h às 16h
Agende seu atendimento aqui


Autismo Aviação Bahia Bolsonaro Brasil Carnaval Cidade Baixa Cinema Cultura Câncer Drogas Educação Eleições 2024 Ensino Entorpecentes Escola EUA Feira de Santana Ficco Futebol Homicídio Itapagipe Justiça Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade mulher Música NAC Bahia PCBA PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro Salvador Samba Saúde Segurança SSPBA STF Subúrbio Ferroviário São Paulo trânsito Uruguai