Anuncio

Publicidade

Lula compara ações de Israel em Gaza às de Hitler contra os judeus na 2ª Guerra; Hamas elogia

Primeiro-ministro de Israel não gostou e prometeu repreender o embaixador brasileiro no país

Redação Mais – O grupo terrorista Hamas elogiou as críticas feitas pelo presidente Lula aos ataques feitos pelo exército de Israel na Faixa de Gaza. A mensagem publicada no Telegram, considera a fala do petista como uma “descrição precisa” do que os palestinos estão enfrentando. “Pedimos ao Tribunal Internacional de Justiça que leve em consideração a declaração do presidente brasileiro sobre o que o povo palestino está passando nas mãos do exército de ocupação criminoso”, disse o Hamas.

Lula fez a declaração depois de ser questionado sobre a decisão de alguns países em suspender repasses financeiros à Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados da Palestina no Próximo Oriente (UNRWA, na sigla em inglês), após denúncias israelenses de que 12 funcionários teriam participado dos ataques terroristas do Hamas contra Israel em 7 de outubro.

O primeiro-ministro de Israel, Benjamin Netanyahu, não gostou e respondeu às declarações do presidente brasileiro. Ele considerou a comparação feita pelo brasileiro sobre o conflito em Gaza e o nazismo como “vergonhosa”. “As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Se trata de banalizar o Holocausto, de tentar prejudicar o povo judeu e o direito de Israel se defender”, escreveu o premiê israelense.

Netanyahu e o ministro das Relações Exteriores de Israel, Israel Katz, decidiram convocar o embaixador brasileiro no país para “uma dura conversa de repreensão”.

O chanceler israelense também se manifestou sobre as falas de Lula e informou que seu gabinete deve convocar o embaixador brasileiro para uma “repreensão” nesta segunda-feira (19). “As palavras do presidente do Brasil são vergonhosas e graves. Ninguém prejudicará o direito de Israel se defender”, declarou Israel Katz.

Alba Armas Assistencia Social Aviação Bahia Bancos Bolsonaro Brasil Carnaval 2024 CBF Chuvas Drogas Educação Entorpecentes Estupro Fake News Futebol Gaza Homicídio Israel Juazeiro Lauro de Freitas Lula Meio Ambiente Mobilidade NAC Bahia Natal Navegação Nordeste PMBA Polícia Federal Política Rio de Janeiro RIo Grande do Sul Rondesp Salvador Saúde Segurança Senado Solidariedade SSPBA STF trânsito Ufba Uruguai

Publicidade