Comunicar Mais      
Diretora da Edufba vence prêmio internacional de editores universitáriosBahia    Imprimir

23/07/2017 12:00
Diretora da Edufba vence prêmio internacional de editores universitários
Professora da Ufba desde 1979 e diretora da Edufba desde 1998, Flávia Rosa implementou, entre outras medidas, a política de acesso aberto online a quase todas as novas obras editadas pela Ufba a partir de 2010

Edgar Digital Ufba 0 comentrio          

A diretora da Editora da Universidade Federal da Bahia (Edufba), Flávia Goulart Mota Garcia Rosa, foi a mais votada por editores/as de universidades de todo o mundo para receber o prêmio Reconhecimento ao Editor Universitário 2017, na Feira Internacional do Livro Universitário (Filuni), que neste ano será realizada na Universidade Nacional Autônoma do México (Unam), na Cidade do México, nos dias 23 e 24 de agosto.

“Para mim, é o reconhecimento de uma trajetória de dedicação à edição universitária. O trabalho editorial é um trabalho de equipe, portanto, o que realizei foi possível graças a tantos que estiveram junto a mim nesse percurso. A Ufba tem sido vanguarda na disponibilização de livros em acesso aberto, sinto-me orgulhosa da instituição da qual faço parte! Parabéns à Ufba, esse prêmio é nosso!”, disse Flávia. Mais votada na edição do prêmio que teve o maior número de candidatos inscritos, segundo os organizadores, Flávia receberá a homenagem no dia 23, na abertura do evento.

Professora da Ufba desde 1979 e diretora da Edufba desde 1998, Flávia implementou, entre outras medidas, a política de acesso aberto online a quase todas as novas obras editadas pela Ufba a partir de 2010. Atualmente, cerca de 35% do catálogo da editora pode ser baixado online por qualquer pessoa – em geral, os contratos com os autores preveem a disponibilização gratuita, pela internet, seis meses após o lançamento da edição impressa do livro. Mais de meio milhão de downloads já foram registrados pelo Repositório Institucional da Ufba, um banco de dados online fruto da tese de doutorado de Flávia, criado em 2010 para abrigar e disponibilizar toda a produção científica e artística da Ufba, em formato de texto, som e vídeo.

Flávia também é diretora de comunicação da Associação Brasileira das Editoras Universitárias (Abeu), entidade que já presidiu entre 2009 e 2011. A Abeu a indicou ao prêmio Reconhecimento ao Editor em maio deste ano, na Assembleia da Reunião Anual da Associação Brasileiras de Editoras Universitárias, quando Flávia recebeu Comenda do Mérito Abeu, por seu trabalho na área editorial na Edufba e pelos diversos serviços prestados à associação. “Agradeço também a Abeu e todos que dela fazem parte, local de prática de um trabalho coletivo a que venho também me dedicando para que possamos construir um futuro para o livro universitário inclusivo.”



Notcias Relacionadas

  • Governo distribui livros para formação de professores da educação infantil


  • ComentriosComentar Notcia

    Ainda no existem comentrios para esta notcia.
    Seja o primeiro a comentar!
    PUBLICIDADE






    PUBLICIDADE